A Yamaha não descarta o desenvolvimento de uma Ténéré 300 totalmente nova para se juntar aos modelos de 700cc e 1200cc na linha Adventure. Mas isso só vai acontecer se houver demanda suficiente, eles afirmam.
Quem disse foi o Gerente de Comunicações de Produto da Yamaha da Itália Fabrizio Corsi, quando questionado a respeito pelo site Motociclismo, na ocasião do lançamento da nova MT-03 no país. Na Europa, a Ténéré 700 é um sucesso de público e de crítica.
“É difícil falar sobre modelos futuros. A Yamaha apresentou a Ténéré 700, já tinha a 1200 na sua linha, é claro que estamos atentos ao que o mercado vai querer“, comentou. “Recentemente chegaram produtos como BMW e KTM que têm chamado a atenção neste segmento, é óbvio que se houver uma demanda de nossos clientes estaremos prontos para atendê-la“.
Nos últimos anos, motocicletas de 250/300 cresceram em importância no Brasil e no exterior. Com tecnologia de ponta e preço mais acessível, a oferta de modelos Roadsters e Adventure se multiplicaram, quase sempre compartilhando a mesma plataforma.
“Quase todas as marcas estão presentes nesses segmentos agora. A KTM foi a primeira a abrir o mercado com a Duke 125, mas lentamente todas estão chegando. O mesmo vale para as 300, onde alguns fabricantes se aventuraram em pequenos deslocamentos pela primeira vez. Basicamente, não existe apenas um concorrente de referência, lidamos com todos“, completou Corsi.
No Brasil, a conhecida Ténéré 250 saiu de linha em 2018 (já como modelo 2019) e foi substituída por uma nova versão da XT 250 Lander, que incorpora parte de suas características. Talvez a Yamaha do Brasil se anime mais em trazer uma nova Ténéré 300, porque a 700 está difícil…