A partir da próxima quarta-feira, 1º de janeiro, a Yamaha vai implementar um novo plano estrutural global que influenciará a organização da marca dos diapasões de maneira significativa na próxima década.

O objetivo do plano chamado de “Transformação de execução global” é aproximar diferentes setores, padronizar métodos de trabalho, refinar ainda mais as metodologias de gerenciamento e se concentrar, em particular, na sustentabilidade da organização, com foco em meio ambiente, sociedade e gestão.
Na prática, isso significa que várias coisas mudarão na divisão de motocicletas. Haverá um departamento específico para controle da qualidade, mudando o que anteriormente era uma filial separada. Com isso, a Yamaha espera agregar a experiência de todos os departamentos individuais com enfoque nos conceitos “planejamento de qualidade”, “garantia de qualidade” e “inovação de qualidade”.
A divisão de motocicletas também será organizada de maneira diferente. Agora, o foco será em vendas, peças e serviços. A própria Yamaha chama isso de sistema “3S”: Sale, Spare parts e Service. Atualmente, consiste-se em duas divisões: países ocidentais (Europa, Estados Unidos e Canadá), Ásia Oriental e economias emergentes.
A partir de 2020, a divisão de motocicleta será dividida em Sudeste e Leste da Ásia, países ocidentais e economias emergentes. O objetivo é que, dessa maneira, a Yamaha tente atender melhor aos desejos desses três mercados, de acordo com o método 3S mencionado anteriormente.
O departamento esportivo também estará localizado em um local diferente, desde o “Mobility Technology Center” até o “PF Model Unit”. Este departamento se concentra, em particular, na promoção dos últimos desenvolvimentos e em uma melhor cooperação com os departamentos de produção.