Lançada no Salão de Milão do ano passado, a Yamaha MXT 850 Niken de três rodas deu no que falar e agradou bastante principalmente em solo europeu. Agora, a marca dos diapasões pode estar preparando uma versão GT, para viajar com mais conforto.
A possibilidade surgiu no Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) que reportou uma ordem executiva para dois modelos designados como MXT9KGY e MXT9GTKGY. Assim como outras marcas, a Yamaha usa códigos internos para designação de seus modelos em vez de seus “nomes artísticos”, digamos assim.
Na marca dos diapasões, os códigos seguem um padrão específico: modelo de código + ano + cor. Nesse caso, a Niken atende pela sigla “MXT9”,com “GY” significando a cor Granito Grey, enquanto o “K” é o código designado pela NHTSA para o ano/modelo 2019 (2018 foi “J” e 2020 será “L”).
Dessa forma, de acordo com os códigos apresentados, a Yamaha dos Estados Unidos pretende oferecer uma Niken GT na cor cinza granito em 2019. Curiosamente, a própria montadora a considera como um modelo de turismo esportivo, apesar de não oferecer nenhuma opção de bagagem, nem mesmo como opcional.
Faz todo o sentido, portanto que uma versão GT da Niken seja apresentada, provavelmente possuindo um para-brisa maior, alforjes e baú, semelhantes aos da MT-09 Tracer na qual deriva. O lançamento não deve demorar muito, vindo a acontecer no Salão de Milão, na próxima semana.