A Yamaha confirmou hoje que a pequena esportiva YZF-R15 (vendida apenas no mercado asiático) irá ganhar uma nova geração em breve. O que isso quer dizer, no entanto, é que a marca dos diapasões já pensa em fazer o mesmo com a sua irmã maior, YZF-R3.
A confirmação foi feita pelo chefe do setor de pesquisa e desenvolvimento da Yamaha, Yasao Ishihara: “a R15 vai ficar melhor em sua próxima geração, mas nenhum detalhe pode ser compartilhado“, disse o funcionário. Mas, os indianos do MotoBlast já se anteciparam em criar uma ilustração (acima).
Apesar de não revelar detalhes, Ishihara continuou: “Podemos garantir que será um passo a frente em relação à geração atual em todos os aspectos, no que concerne desempenho e segurança. Nós também queremos extrair o máximo possível de uma motocicleta para dar o máximo de valor ao dinheiro gasto com nossos produtos“, afirmou.
Segundo os britânicos do MoreBikes.com, outras fontes dentro da Yamaha apontam que a nova R15 terá garfos invertidos, um amortecedor traseiro com melhores regulagens, painel digital inteiramente redesenhado, ABS dual channel e motor com mais torque em médios e altos regimes.
Na verdade, trata-se da primeira reação da Yamaha à estonteante Honda CBR250RR, que chocou ao ser apresentada em agosto contendo muito desses elementos, até então inéditos em uma superbike tão pequena. Como a R15 é uma versão menor da R25 (R3 no mercado ocidental) é bem possível anteciparmos essas melhorias em todas essas variações, quem sabe para 2018.