Não foi só a Yamaha M1 que chamou atenção no Salão de Milão, nessa semana. A marca dos diapasões também recebeu elogios com a MT-09 Tracer, versão motard da naked tricilíndrica apresentada no ano passado.
A moto já havia sido mostrada aqui no Notícias Motociclísticas em meados de outubro, quando suas fotos foram reveladas acidentalmente pela Yamaha North America, com seu nome para o mercado norte-americano, FJ-09.
A MT-09 Tracer apresenta o mesmo conjunto mecânico (chassi, suspensões e motor) de sua irmã urbana, porém com uma proposta mais prática, mirando aqueles que curtem pegar uma longa estrada nos finais de semana.
O novo modelo possui uma carenagem maior na frente, pára-brisas ajustável, posição de pilotagem ereta (ajustável), e um tanque de combustível de 18 litros (maior que o de 14 litros da MT-09), o que deve lhe conferir uma autonomia por volta dos 450 km.
O maior alcance também foi conseguido através de um remapeamento no motor tricilíndrico de 847cc com virabrequim ‘crossplane’. Ele ainda rende excelentes 113 cv a 10.000 rpm e 8,9 kgfm de torque a 8.500 rpm, mas, mas agora com maior força nos médios regimes, proporcionando uma velocidade de cruzeiro com uma rotação mais baixa.
Ótimos componentes eletrônicos equipam a MT-09 Tracer. A moto vem com controle de tração em três níveis (que pode ser desligado), três modos de condução, especificamente projetados para a moto (portanto, diferentes da MT-09 de rua) e, claro, ABS. O painel, inteiramente de LCD, é dividido em duas telas.
Com 191 kg à seco e 210 completamente abastecida com combustível e demais fluídos, a MT-09 Tracer ainda é bastante leve para uma motard. O modelo ainda conta com outras facilidades, como cavalete central, uma mão na roda na hora de substituir um pneu furado na estrada. Os faróis abandonaram de vez as lâmpadas comuns e são totalmente de leds.
A MT-09 Tracer ainda pode receber alforges rígidos e bauleto, se tornando a companheira ideal para encarar longos passeios, e até uma (leve) estradinha de terra, se for o caso. A Yamaha garantiu que a moto estará nas concessionárias europeias em março de 2015, entretanto no Brasil ainda é dúvida. A MT-09 “normal” foi lançada por aqui há pouco mais de um mês.
* Fotos: divulgação