Dez anos após a sua introdução, a Yamaha apresentou hoje (31) a terceira geração da MT-09, que foi completamente renovada para 2024. A naked tricilíndrica está com uma carroceria mais afiada, motor revisado e eletrônica atualizada.
Quando a MT-09 original foi lançada em 2013, marcou um novo amanhecer para a Yamaha. Tornou-se um best-seller imediato e deu origem a uma família de modelos, a começar pela irmã menor, MT-07 e suas respectivas versões crossover, Tracer 7 e Tracer 9.
A MT-09 passou por uma série de atualizações desde então, sendo esta MT-09 com “novo visual” provavelmente a mais significativa até agora. Começando na dianteira, nota-se que o novo design é mais fino e nítido é inspirado nas YZ de motocross da Yamaha.
Há um novo tanque de combustível, um novo conjunto de luzes dianteiras de LED (que inclui um farol com projetor e luzes diurnas duplas alojadas numa tampa redesenhada) além de uma nova rabeta, com lanternas de freio separadas e um novo assento, de duas peças com carroceria minimalista.
A posição de pilotagem também foi atualizada. O guidão é mais baixo e ajustável em duas direções, com o ângulo de direção ligeiramente aumentado. Os novos apoios para os pés estão 30,6 mm mais atrás e 9,5 mm mais altos, e podem ser ajustados em duas posições diferentes.
Os apoios dos pés do passageiro também foram redesenhados para um maior conforto, assim como o pedal de freio e o pedal de câmbio, este último ainda incorporando um quickshifter. O painel TFT de cinco polegadas é novo, com base na Tracer 9 GT+.
A motocicleta ganhou um quadro Deltabox de alumínio fundido totalmente novo para alojar o seu característico motor ‘CP3’ de três cilindros e 890cc, que permaneceu sem grandes alterações, exceto que agora atende ao padrão de emissões Euro5+ e atinge 121 cv no processo.
Completando as novidades na parte mecânica, a Yamaha introduziu um cilindro-mestre radial Brembo para melhorar a frenagem dianteira, os mais recentes pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23 e uma grade no escapamento, projetada para realçar o ronco do motor.
A parte eletrônica foi atualizada, com a introdução da mesma IMU da YZF-R1. São três modos de condução padrão (Sport, Street e Rain) e dois modos extra que permitem a personalização da potência, tração e controle de deslizamento da roda traseira, entre outras configurações.
Outras novidades são um controle de cruzeiro e o “Back Slip Regulator” (que essencialmente auxilia quando a roda traseira trava sob frenagem excessiva do motor). Todo o painel tem acesso ao app MyRide e também pode exibir o sistema de navegação por satélite StreetCross da Garmin.
A nova Yamaha MT-09 chega às concessionárias europeias em março de 2024 em três cores: Midnight Cyan, Icon Blue e Tech Black, por cerca de 11.000 euros, o que pode variar de país para país. Chegará ao Brasil? Bem, aí já é outra história…