Foi espionado na Itália um protótipo de Yamaha MT-07 com estilo Off Road. O modelo será a nova Ténéré média da marca e substituirá a versão atual, que possui motor de 660cc e apenas um cilindro.
As fotos foram capturadas na semana passada e publicadas hoje (13) na revista britânica Motorcycle News. São o primeiro vislumbre de como será a versão aventureira da MT-07 com, pelo menos um ano de antecedência em relação ao seu lançamento, programado para 2017.
O protótipo flagrado ainda parece bastante rústico, mas permite uma interessante análise. Possui, por exemplo, rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e de 18 na traseira, calçado em pneus com ranhuras, evidenciando as intenções da Yamaha em oferecer um real bom desempenho longe do asfalto.
Suspensão, guidão, balança e painel são inteiramente novos, assim como o sub-chassi que parece ser uma mistura de seções de alumínio fundido e tubos de aço. O motor, no entanto, parece ser exatamente o mesmo da MT-07, ou seja, um bicilíndrico paralelo de 689 cm³, capaz de render 75 cv a 9.000 rpm e um torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm.
A intenção da Yamaha é aposentar o atual motor monocilíndrico de 660cc que equipa a versão média da Ténéré assim como a trilheira XT660R. Além de produzir apenas 48 cv e ser de uma concepção mais antiga (com comando de válvulas SOHC), esse propulsor está fora das normas antipoluição que passaram a vigorar na Europa a partir desse ano.
Além do novo motor, a Ténéré passaria a contar com freios ABS de série, o que também se tornou obrigatório na Europa a partir desse ano e será no Brasil a partir de 2019. Segundo os especialistas, o protótipo visto possui pinças Brembo, com quatro pistões na dianteira e dois pistões na traseira.
A marca dos diapasões, assim, pretende reposicionar a Ténéré média (que poderia passar a se chamar XT700Z) em melhores condições técnicas para enfrentar as rivais em um nicho de mercado cada vez mais concorrido e procurado. As principais adversárias são a BMW F700 GS e Triumph Tiger Explorer 800.
Praticamente inalterada desde que voltou ao mercado em 2010, a família Ténéré será o novo foco de atualizações da Yamaha. Além da versão média, a topo de linha, XT1200Z também deve passar por modificações em breve, já que suas vendas ainda continuam tímidas, principalmente em relação à líder do segmento e grande referência, BMW R1200 GS.