O protótipo da versão trilheira da Yamaha MT-07 foi flagrado novamente rodando em testes. O modelo, que tem tudo para receber a famosa alcunha “Ténéré”, pode ser lançado no final do ano.
As novas fotos revelam que o desenvolvimento do protótipo evoluiu muito desde os primeiros flagras realizados ainda no ano passado. Pode-se notar que o design já foi definido, por isso a marca optou por cobrir toda a carroceria com pesadas capas de napa.
A rabeta tem uma peça prolongada, como é a tendência nessa década. Já deu para notar também que a lanterna traseira é a mesma da linha MT, assim como o painel, posicionado em uma posição bem alta. Isso indica que um generoso para-brisas está a caminho.
Outros detalhes interessantes são as bengalas invertidas e os dois discos de freio na dianteira, algo não tão comum nesse segmento e cilindrada. O escapamento também parece pronto para entrar em produção, já respeitando as novas normas de emissões de poluentes da União Europeia.
O modelo virá em pneus mistos, capazes de rodar bem, tanto no asfalto quanto em incursões fora da estrada. Os aros das rodas raiadas parecem ser de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, como é característico do estilo. É clara a influência do conceito T7, apresentado no final do ano passado, nas soluções de engenharia e design, principalmente nos faróis de LED.
A versão trilheira da MT-07 tem tudo para se chamar Ténéré e ocupar o espaço da média XT660Z, que deve ser descontinuada por não obedecer às normas antipoluição, que deverão ser obrigatórias em todos os modelos europeus e norte-americanos a partir de 2019.
Para substituir à altura o famoso motor SOHC monocilíndrico de 659 cm³ de cilindrada que rende 48 cv a 6.000 rpm, a Yamaha optou por utilizar o moderno bicilíndrico paralelo de 689 cm³ que equipa a MT-07, assim como a Tracer 700. Esse propulsor oferece 74,8 cv a 9.000 rotações por minuto.
O novo modelo deve reposicionar a marca dos diapasões no segmento das trilheiras médias, concorrendo com modelos como BMW F700GS, Triumph Tiger 800 e até roubar adeptos de motocicletas mais voltadas ao asfalto, como Honda VFR800X Crossrunner Kawasaki Versys 650 e Honda NC750X. O lançamento pode acontecer no Salão de Milão, em novembro.