A Yamaha apresentou no exterior a quarta geração da MT-07, que chega com um novo chassi, visual, eletrônica, redução geral de peso, posição de pilotagem e o polêmico câmbio automatizado da marca.
A novidade, introduzida no modelo mais recente da MT-09, elimina o manete da embreagem e o pedal de troca de marcha por borboletas no lado esquerdo do guidão. Eles passam a ser controlados por atuadores eletromecânicos. Saiba mais como funciona aqui.
A nova carroceria, que segue o design da MT-09, está com detalhes menores, como a tampa do tanque de combustível (de 14 litros) e a corrente, reduzindo cerca de 600 gramas no geral. O conjunto óptico agora está mais alado e faz linha com o tanque de combustível se você ver de lado.
O chassi passou por uma revisão completa que agora oferece um aumento de 12-13% na rigidez torcional, longitudinal e lateral. Isso também abrange um novo pivô do braço oscilante, que é parafusado em um novo braço traseiro. O peso total é de apenas 183 kg.
A posição de pilotagem ficou mais esportiva do que a anterior. O guidão agora é 18 mm mais largo, 22 mm mais baixo e 9,3 mm mais para trás em relação ao piloto. Os pedais estão 10 mm mais baixos para abrir espaço para as pernas de pilotos mais altos. O assento está a apenas 805 mm do solo.
Os garfos dianteiros antes montados de forma convencional foram substituídos – finalmente – por unidades invertidas de 41 mm, que são quase meio quilo mais leves. A ligação do amortecedor também é nova na parte traseira fornecendo ajuste de pré-carga e rebote.
As rodas spinforged de 17 polegadas estão com um novo desenho e economizam quase 500g em massa não suspensa, além de reduzir a inércia em ambas as extremidades em 4%. Agora há um par de pinças de freio radiais de quatro pistões na dianteira e pneus Dunlop Sportmax Q5A.
A única coisa que não mudou foi o elogiado motor bicilíndrico de 690cc, que apenas foi ajustado para se enquadrar ao Euro5+. A potência máxima ficou a mesma, 73,4 cv a 8.750 rpm, assim como o torque de 67 Nm a 6.500 rotações. Mas ele é cutucado através de um novo acelerador eletrônico.
Sendo uma Yamaha moderna, você também ganha um painel TFT de cinco polegadas pareável com o aplicativo gratuito Garmin StreetCross. Há três novos modos de pilotagem, além de dois estágios de controle de tração e quickshifter disponível como opcional, assim como o câmboi Y-AMT.
Sucesso desde 2014, a MT-07 mostrou ao mundo que as bicilíndricas também podiam ser legais. Agora, o segmento está pegando fogo com a chegada de Honda CB750 Hornet, Suzuki GSX-8S, Kawasaki Z650, Triumph Trident 660 e outras. Por isso a Yamaha não economizou nas atualizações.
O modelo 2025 chega às concessionárias européias em março de 2025 em três opções de cores: azul “Icon Blue”, prata “Ice Storm” e preto “Tech Black”. Os preços ainda não estão disponíveis. No Brasil, sua chegada é uma incógnita já que a Yamaha daqui não acompanha as mudanças lá de fora…