As provas de velocidade no Deserto de Bonneville costumam ver todo o tipo de maluquice. É o caso dessa exótica Yamaha XS850 movida a um extrato de vodka reciclada, que conseguiu estabelecer um recorde de velocidade nas famosas salinas norte-americanas.
A XS850 fabricada em 1980 foi construída à mão ao longo de um ano inteiro por Ryan Montgomery, proprietário de uma destilaria sediada em Missoula, no Estado de Montana. A motocicleta foi apelidada de “Sabedoria Repentina” e tinha a missão de desbancar o recorde anterior de 98mph (157,7 km/h).
Montgomery afirma que fez o combustível reciclando componentes do processo de destilação de sua vodka, um corte que geralmente é jogado fora, pois suas impurezas o tornam imprópria para beber. Entretanto, produz um bom etanol de queima limpa, algo parecido com o nosso álcool.
“Nós normalmente descartamos isso“, disse Montgomery ao jornal The Missoulan. “Durante o inverno, tivemos a ideia de tentar ligar uma moto com a vodka“, completou o destilador que nunca havia construído uma moto de competição antes. Surpreendentemente, a única grande mudança que a Yamaha necessitou foi uma regulagem nos carburadores.
Com a ajuda de um especialista em Bonneville, e inscrita em uma categoria onde poucas modificações eram autorizadas, a Yamaha XS850 “Sabedoria Repentina” foi capaz de quebrar o recorde anterior, estabelecendo 113mph, o equivalente a 181,8 km/h de média. Será que veremos outras motos movidas à vodka ano que vem?