A Yamaha Motor anunciou no Japão que mudará o design do logotipo corporativo da divisão de motocicletas pela primeira vez em 27 anos. A empresa também criou uma versão especial para comemorar seu 70ª aniversário em 2025.
O novo logotipo não deve desapontar ninguém, pois trata-se de uma volta aos tradicionais diapasões em “2D”, semelhantes aos da Yamaha Corporation (instrumentos musicais) e que dispensa a versão estilizada em “3D” que vinha sendo utilizada desde 1998.
Pelo jeito, este sempre foi um logotipo difícil para a identidade corporativa de ambas as empresas, porque não apenas os fornecedores, mas também os consumidores e até mesmo os revendedores estavam familiarizados com os diferentes estilos projetados.
Para diferenciá-las, a Yamaha Motor terá o seu em vermelho e branco, enquanto a Yamaha Corporation em roxo e branco (foto acima). Além disso, as pontas dos diapasões penetram no anel externo e há um círculo extra no exterior, o que não acontece na versão de instrumentos musicais.
Desde 1898, a Nippon Gakki, empresa antecessora do que hoje conhecemos como Yamaha, utiliza um diapasão em seu logotipo. Desde 1916, os três diapasões sobrepostos são uma parte reconhecível dos vários logotipos da Yamaha, mas foi apenas em 1955 que a divisão de motos foi criada.
Por isso que sempre na metade da década a Yamaha fica em clima de comemoração e faz um esforço extra para chamar atenção. Para 2025, eles também anunciaram um logotipo especial para comemorar seu 70ª aniversário. O número 70 em forma oval faz alusão aos números históricos das corridas.