Parece que o Motobot, não vai se restringir à apenas um conceito esquecido. A Yamaha está disposta a desenvolver o robô e propôs até a realização de um duelo entre a criatura e Valentino Rossi nas pistas em 2017!
Apresentado como um conceito no Salão de Tóquio em outubro passado, o Motobot é um robô humanoide que já é capaz de pilotar uma Yamaha YZF-R1 e de se comunicar com os engenheiros de Iwata.
Certo, mas você pode estar pensando “para que um robô capaz de pilotar motos?”. A primeira vista, a ideia faz mais sentido entre veículos de quatro rodas (na criação de novo sistema de transporte urbano). Mas a marca dos diapasões tem uma explicação: o objetivo do projeto é compreender melhor o funcionamento das motocicletas para criar melhores (e mais seguros) produtos no futuro.
“Este projeto vai ser capaz de aumentar a visualização de dados sobre o comportamento humano nas motocicletas, quantificando ainda mais a relação entre homem e máquina e, em seguida, utilizar o know-how resultante para construir veículos ainda melhores“, explica Amish Parashar, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos da Yamaha Motor Company
A intenção é bem ortodoxa, mas o conceito fez muito sucesso durante o Tokyo Motor Show, o que estimulou a Yamaha a ir mais longe. Agora, os japoneses estabeleceram uma parceria com a empresa californiana SRI International, a fim de continuar o desenvolvimento.
Eles querem que o Motobot evolua o suficiente para pilotar com perfeição em algum circuito fechado, identificando o melhor traçado e assim baixando os seus tempos de volta. Mais do que isso, eles querem que o robô desafie Valentino Rossi, num duelo de homem contra máquina!
“A Yamaha é a primeira grande fabricante de motocicleta se aventurar nesta área. Vamos demonstrar quão longe robôs humanoides têm avançado em termos de eficiência e desempenho e como líderes da indústria, como Yamaha podem alavancar robótica para resolver desafios de negócios, criar vantagens competitivas e acelerar a inovação“, diz Thomas P. Low, Diretor Associado da SRI Internacional.
Se tudo evoluir como previsto, a experiência entre o Motobot e Rossi poderá acontecer em 2017. A pista onde isso aconteceria não foi mencionada. Parece que o italiano tem mais um rival na Yamaha além de Jorge Lorenzo.