O presidente da Yamaha Yoshihiro Hidaka revelou recentemente que mais modelos de três rodas serão lançados pela empresa nos próximos anos. A marca dos diapasões está muito interessada em diversificar suas opções em mobilidade urbana.
Hidaka, que assumiu o posto em janeiro, fez a revelação ao comentar os resultados anuais da empresa: “Estamos trabalhando em várias iniciativas que tem como foco o aumento mundial na mobilidade pessoal“, explicou. “Esta será uma linha de produtos multi rodas LMW”.
LMW é a sigla para “Leaning Multi-Wheeler”, tecnologia com geometria de suspensão em formato de paralelogramo utilizada nas motos com três rodas. O primeiro modelo resultante desse estudo foi o scooter Tricidy em 2014 seguido pelo MXT 850 Niken, um derivado da MT-09, no ano passado.
“Desde o lançamento do Tricity, continuamos as atividades de pesquisa e desenvolvimento e, no Salão de Tóquio do ano passado, apresentamos o modelo esporte de grande porte Niken, que será lançado no mercado este ano“, relembrou. “Não apenas limitado a estes dois modelos, estaremos expandindo a base de clientes com novos valores de LMW“.
Revistas japonesas já estão dizendo que a próxima motocicleta com tecnologia LMW terá o mesmo motor bicilíndrico de 321 cm³ que equipa a MT-03 e YZF-R3. Faz sentido, principalmente na Europa, onde o modelo seria posicionado entre o pequeno Tricidy e o grande Niken. O lançamento pode acontecer no final do ano.
O interesse da Yamaha pelo assunto é tanto que recentemente eles compraram todas as patentes da Brueli Tech, empresa norueguesa pioneira na tecnologia das três rodas com capacidade de inclinação em curvas, o que deu origem ao conceito LMW.
Além disso, a marca japonesa também trabalha para aumentar sua linha de motocicletas elétricas. Desde que assumiu a presidência, Hidaka fundiu os departamentos de motores (a combustão e eletricidade) em um só, para aumentar a sinergia e compartilhamento de informações entre eles.