A Yamaha começou as 8 Horas de Suzuka na frente. Na primeira fase da classificação, o piloto da equipe oficial, Katsuyuki Nakasuga definiu o tempo mais rápido de 2min06s908, ficando a frente da Honda (Musashi RT Harc-Pro) e Kawasaki (Team Green).
Apesar do bom começo, o tempo de Nakasuga ainda está longe da pole position estabelecida no ano passado por Pol Espargaró, que cravou 2min06s000. Seu companheiro de equipe, Alex Lowes deu um susto na equipe, caindo durante o Q1, mas está bem para participar do Q2, logo mais.
O holandês Michael van der Mark foi o responsável pela volta de 2min07s425 que colocou a Honda (competindo através da equipe Musashi RT Harc-Pro) na segunda posição. Com 2min08s063, Leon Haslam anotou terceira posição para o Team Green, formando uma primeira fila provisória inteiramente com pilotos do World Superbike.
Discretos, mas realizando um constante progresso, a YART Yamaha ficou com a quarta melhor marca, graças à volta (2min08s239) conseguida por Broc Parkes. A equipe de origem austríaca ficou à frente da Yoshimura Suzuki Shell Advance (com melhor volta anotada por Takuya Tsuda) e da F.C.C. TSR Honda, em quinto e sexto respectivamente.
Os times mais famosos das corridas de Endurance ocupam, por enquanto, posições intermediárias. A GMT94 Yamaha está em 12º graças ao tempo (2min09s299) de Niccolò Canepa. A SERT Suzuki, vem em 17º com a melhor volta em 2min09s928 e o Team SRC Kawasaki em 21º com 2min10s601. Confira aqui o grid provisório completo.