A Yamaha está lançando essa semana o modelo 2018 da YBR Factor ED, que agora passa a contar com sistema de freios unificado (UBS), já disponível na Fazer 150 UBS e na Neo 125 desde o ano passado.
Batizado pela marca dos diapasões como “Unified Braking System”, o UBS une a frenagem dianteira e traseira em apenas um movimento do piloto, o acionamento do pedal, distribuindo a força de frenagem entre o disco dianteiro e o tambor traseiro para uma frenagem mais eficiente.
Segundo a Yamaha Riding Academy – YRA (centro de pilotagem), a forma mais eficiente de frenagem é utilizar os dois freios ao mesmo tempo, dianteiro e traseiro. Porém, grande parte dos motociclistas, por diversas razões, tende a utilizar mais os freios traseiros e se esquecem da eficiência dos freios dianteiros.
Unificando os dois freios em um só movimento, a Yamaha pretende oferecer ao motociclista mais segurança – por isso a inclusão do UBS na Factor 150 ED – o objetivo é diminuir significativamente o tempo e espaço de frenagem em relação ao obstáculo ou ao desvio à frente.
A Factor possui também possui o mesmo motor da Fazer, ou seja, a segunda geração do motor BlueFlex de 150cc, capaz de produzir até 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,3 kgf.m com gasolina e etanol, disponível a 5.500 giros.
Esse motor possui um pistão em alumínio, com tecnologia de fundição Cooper Grip, que colabora com a dissipação do calor do motor, melhorando a sua eficiência performance. A alimentação é por injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a ar. O tanque, de 16 litros, permite grande autonomia.
A suspensão dianteira conta com garfo telescópico convencional e curso de 120 mm. A suspensão traseira, com dois amortecedores, conta com 111mm de curso na roda. O quadro é do tipo diamante feito em aço e as rodas de liga-leve vêm com pneus Metzeler sem câmara.
O painel de instrumentos é bem completo e traz indicador de marchas, relógio, hodômetro parcial e total e função fuel trip, que inicia uma contagem progressiva a partir do momento que o combustível do tanque da motocicleta entra na reserva. Além, é claro, de luzes espia, farol alto e injeção eletrônica. Como toda Yamaha, a Factor 150 ED possui lampejador de farol.
Para orientar o piloto a uma condução ainda mais econômica, a motocicleta traz o indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência. Outro grande diferencial é a adoção do conta-giros sensoriado, que dispensa o uso de cabo. A tarefa fica a cargo de um sensor instalado no motor que, por intermédio da ECU calcula a rotação do motor.
O modelo possui duas versões: Factor 150 E (partida elétrica, freio dianteiro a tambor e rodas raiadas), por R$ 7.990,00 (sem frete), nas cores Vermelho Pepper e Preto Eclipse; e Factor 150 ED UBS (partida elétrica, freio a disco na roda dianteira, UBS e rodas de liga-leve), por R$ 8.890,00, com a opção da cor branca (Sports White).