A Yamaha anunciou que se tornou o primeiro fabricante de motocicletas a introduzir uma linha de pintura totalmente neutra em carbono. Os planos são de tornar toda a empresa livre de combustíveis fósseis até 2050.
Até então, as linhas de pintura utilizadas pela Yamaha eram utilizadas só com combustíveis fósseis, o que inclui o aquecimento das tintas, solventes e tinners, além do aquecimento e umidificação da cabine de pintura, cozimento e secagem.
A nova linha de pintura CN1 tem operação totalmente elétrica combinando e eliminando uma variedade de requisitos técnicos, como tintas utilizáveis em temperaturas mais baixas, um projeto de instalação compacto e novas tecnologias de isolamento e renovação de ar.
O processo de pintura foi introduzido em sua fábrica principal, em Iwata, no Japão e começou a pintar tanques de combustível de motocicletas em 20 de fevereiro. O plano deles é expandir o método em todas as suas cadeias de suprimentos, incluindo empresa parceiras até 2050.
A Honda também está investindo bastante em técnicas mais limpas de produção. A última geração da NC750X utiliza um bioplástico em seus painéis de carenagem que, em algumas das cores disponíveis, não precisam de pintura, são tingidos durante o processo de moldagem por injeção.