Lembram-se do “Motobot”, aquele piloto robô que a Yamaha estava desenvolvendo há alguns anos? A marca dos diapasões não desistiu do projeto, que será levado ao 45º Salão de Tóquio, no próximo mês.
Anunciado há quase dois anos, o Motobot é uma espécie de robô humanoide capaz de pilotar sozinho uma motocicleta ao redor de um circuito. O objetivo é, naturalmente, levar informações ainda mais completas aos engenheiros.
Na visão da Yamaha, o projeto fará o desenvolvimento da robótica e da mecatrônica avançar, assim como a compreensão dos projetistas sobre comportamento das motos nas pistas. Os resultados disso são motos mais velozes e, principalmente, seguras.
Eis que agora o robô humanoide piloto ganhou uma página dentro do site da Yamaha japonesa. Ainda que as informações estejam todas na língua oriental, as divertidas imagens já nos dão uma noção do que a Yamaha pretende com o projeto. Uma versão traduzida pelo Google pode ser vista aqui.
Ainda na época, a Yamaha afirmou que, quando o Motobot estivesse melhor desenvolvido, enfrentaria Valentino Rossi em um duelo nas pistas. Bem, a próxima etapa da MotoGP acontece no Japão em 15 de outubro. O Salão de Tóquio começa dia 27 do mesmo mês.