A Yamaha apresentou ontem (23) uma novidade no mercado brasileiro, a FZ15. Com o mesmo motor da Fazer 150, a motocicleta possui um acabamento premuim inspirado nas irmãs maiores, Fazer 250 e MT-03.
Compartilhado entre a Fazer 150, Crosser 150 e Factor 150, o motor monocilíndrico de 149 cm³ refrigerado a ar e alimentado com injeção eletrônica bicombustível produz 12,2 cv quando abastecido com gasolina, e 12,4 cv com etanol.
O chassi é o comprovado quadro Diamond de aço, barato de fabricar ao mesmo tempo que é leve e resistente a torções no perímetro urbano. Mas a FZ15 começa a destacar-se nas suspensões, já que utiliza garfos de 41 mm (os mesmos da FZ25) com 130 mm de curso.
Na traseira, os costumeiros amortecedores duplos simples da categoria street foram substituídos por um sistema do tipo monocross, bem mais eficiente. O amortecedor conta com 120 mm de curso e pode ser regulagem na pré-carga da mola em sete posições, como nas motos maiores.
Mas o grande destaque da FZ15 é mesmo o design. Ao invés do visual pacato da Factor 150, temos um desenho bem mais arrojado chamado pela Yamaha de Fighting Pose (Posição de Combate), com a dianteira baixa, traseira alta e tanque com aspecto musculoso, como na FZ25 e MT-03.
As abas do tanque de combustível de 11,9 litros (três de reserva) possuem uma entrada de ar que a Yamaha chama de YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System) e ajuda a manter o motor refrigerado em altas velocidades, como nas antigas R1 e Suzuki GSX-R 750.
Seguindo a tendência inaugurada pela linha MT, o conjunto óptico da FZ15 conta com luz de posição diurna e farol de LED estilo “projetor” com luz baixa e alta no mesmo lugar. Como toda Yamaha, o lampejador de farol está lá de prontidão. A lanterna traseira também é de LED.
A sensação de produto melhor acabado continua ao sentar-se na FZ15, onde o condutor encontra um painel de LCD com marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetros, relógio e as luzes-espia. Há também a função ECO para pilotar com mais economia.
Disposto a 790 mm do solo, o assento possui uma capa de aspecto mais resistente e um recorte mais esportivo. As rodas pretas de 10 raios também passam essa sensação, tanto que são montadas em pneus Pirelli Diablo Rosso II, medidas 100/80-17 e 140/60-17, as mesmas da FZ25.
A FZ15 também herdou da irmã o mesmo sistema de freios. Na dianteira, disco de 282 mm com pinça de dois pistões e na traseira disco de 220 e pinça de um pistão, inegavelmente mais potente e progressivo que o sistema a tambor costumeiramente visto nesse segmento. O ABS é padrão.
A nova FZ15 começa a ser comercializada hoje (24) apenas de forma online no site da Yamaha. A motocicleta só chega nas concessionárias em setembro a partir de R$ 16.990,00. São três cores disponíveis: Azul (Racing Blue), Vermelho (Magma Red) e Preto (Midnight Black).