O mais novo aposentado das pistas Valentino Rossi apareceu no Salão de Milão ontem (25) para celebrar sua carreira com a Yamaha e apresentar uma YZF-R1 exclusiva com suas cores.
Pintada por Aldo Drudi, o mesmo artista que desenhou todos os seus capacetes, a R1 apresenta uma série de guloseimas de Track Day confeccionadas pela Genuine Yamaha Technology (GYTR), a equipe que deu o suporte técnico no Mundial de Superbike vencido na semana passada.
Isso significou a instalação de um novo kit de carenagens e chassi auxiliar traseiro, ambos totalmente em fibra de carbono. A capacidade do tanque aumentada para 22 litros, como é no WorldSBK. O braço oscilante, pinças triplas ajustáveis, a suspensão Öhlins e os freios Brembo também vieram do campeonato.
A eletrônica é outra parte derivada da utilizada no WorldSBK, mas conta com uma tela de inicialização exclusiva onde lê-se “Grazie Vale”. Além disso, as rodas Marchesini, o escapamento Akrapovic, interruptores, alças, entalhes, coolers e kit de embreagem vieram todos do programa de peças da GYTR.
Exemplar único e de uso exclusivo em pistas, a Yamaha R1 foi entregue à Rossi em pleno palco em uma celebração que vai deixar saudades, assim como a presença do enecampeão nas pistas. Quem sabe, em breve, o vejamos acelerando essa R1 no circuito de Misano que fica a apenas 5 km de sua casa em Tavullia.