A Yamaha da Europa anunciou hoje (2) uma versão limitada do scooter XMax 300, chamado “Roma Edition”. O modelo homenageia o esforço da Itália durante a crise de Coronavírus, que devastou o país nos últimos meses.
Foi a Itália que alertou o ocidente sobre o estrago que o Coronavírus podia fazer. Entre fevereiro e abril, o vírus se espalhou de tal maneira que o sistema de saúde italiano colapsou completamente. Desde então eles já somam mais de 233 mil casos e 33 mil óbitos.
Apenas depois que um severo lockdown foi imposto é que os índices de contaminação começaram a cair. Por dois meses e meio, o público só esteve autorizado a sair na rua para necessidades básicas e as empresas consideradas não essenciais (incluindo as marcas Ducati, MV Agusta e Piaggio) tiveram que fechar.
A vida começou a voltar ao normal apenas no início de maio, com o país reabrindo através de fases. As montadoras, com sua produção voltada para o exterior, estavam entre as primeiras incluindo a Yamaha Motor Europe, que tem muitos funcionários com sede na Itália.
Para celebrar a força do país nesse momento sem precedentes, a marca dos diapasões preparou uma XMax 300 com uma pintura exclusiva na cor branca e um pacote gráfico que celebra a antiga cidade de Roma. Os desenhos da dianteira representam as ruas da capital, e os de trás mostram o Coliseu, talvez o símbolo mais conhecido da cidade.
A Roma Edition também tem apoios para os pés em alumínio e um para-brisa menor, mais esportivo. Mecanicamente não houve modificações. O motor é um monocilíndrico de 292 cm³ com refrigeração líquida capaz de render 28 cv de potência e 2,9 kgf.m de torque. A iluminação é de LED e o ABS de série, com freios a disco dianteiros e traseiros.
A data escolhida para o lançamento também é simbólica: em 2 de junho é comemorado o Dia da República ou a Festa della Repubblica, estabelecido para recordar o referendo que, após a queda do fascismo, sancionou a passagem histórica da Itália da monarquia para o atual sistema democrático. Apenas 150 unidades da Roma Edition serão comercializadas por 5.999 euros, € 200 a mais do que o modelo básico.