A Yamaha aguardou o Motorcycle Live, o principal salão de motos da Grã-Bretanha, em Birmingham na Inglaterra para revelar hoje (30) a linha 2016 da FJR1300. A principal sport-touring da marca dos diapasões recebeu atualizações estéticas e técnicas.
A maior mudança técnica foi a adição de uma nova caixa de câmbio, que agora conta com seis marchas ao contrário das cinco que o modelo vinha utilizando até esse ano. A mudança promete apimentar o caráter esportivo da FJR 1300, que também ganhou a embreagem deslizante de sua “prima”, YZF-R1.
A nova embreagem deixa o acionamento do manete mais leve de puxar e evita o bloqueio da roda traseira em reduzidas bruscas. Outro detalhe herdado da R1 foi a Unidade de Medição Inercial (IMU), uma ultrassofisticada centralina eletrônica, que controla diversos parâmetros.
Graças a essa centralina, a motocicleta pode receber faróis adaptáveis, que acompanham o movimento em curvas, com base no cálculo da inclinação para esquerda ou para a direita. A FJR1300 também ganhou lanternas de LED e um novo painel.
Na parte, estética, as maiores mudanças se concentraram na traseira, que ganhou uma nova rabeta. A pintura prateada das fotos também é uma novidade. O preço ainda está para ser confirmado, assim como sua vinda ao Brasil.
Galeria de Fotos