A Yamaha anunciou hoje (1º) o estabelecimento de uma parceria com a “VR46 Riders Academy”, a academia de jovens pilotos liderada por Valentino Rossi. O acordo é válido inicialmente por três anos.
A marca dos diapasões irá patrocinar o programa da academia e fornecer motocicletas aos pilotos iniciantes para que treinem e desenvolvam suas habilidades no “VR46 MotoRanch” assim como também no circuito de Misano.
A iniciativa dará pilotos da Academia o seu primeiro contato com a Yamaha, que vai observar os seus desempenhos à medida que progridem na carreira. Como primeiro passo, a montadora irá selecionar um número limitado de competidores nos campeonatos asiáticos e em outras partes do mundo para se juntarem à academia.
“Estou muito feliz por iniciar esta parceria com a VR46 Riders Academy. Isso começou como um desenvolvimento natural da incrível paixão de Valentino pelo motociclismo comprometendo-se a apoiar a próxima geração de pilotos. A Yamaha compartilha da mesma paixão e estamos empenhados em incentivar e desenvolver jovens pilotos aspirantes a seguir seus sonhos e melhorar as suas performances para atingir todo o seu potencial. Este novo programa dará uma oportunidade única a pilotos selecionados para treinar e aprender com o “mestre”. (Lin Jarvis, diretor geral da Yamaha MotoGP)
A parceria também resolve um dos principais problemas da equipe Yamaha de MotoGP: a falta de um programa de suporte e desenvolvimentos à jovens talentos, coisa que a Honda já possui. Os frutos desse investimento são inegáveis, já que os dois atuais pilotos da HRC, Marc Márquez e Dani Pedrosa foram apoiados pela montadora.
“A parceria entre a Yamaha e a VR46 me deixa muito feliz e muito orgulhoso. Através da Academia temos feito coisas muito interessantes para pilotos jovens, e acredito que não poderia ter encontrado um parceiro melhor do que a Yamaha para oferecer aos nossos caras tudo o que eles precisam para crescer rapidamente e melhorar as suas performances na pista. Estou particularmente feliz porque este acordo envolve duas coisas que eu amo e que tenho colocado muito esforço: a Yamaha e os pilotos de minha academia. Eu realmente espero que esta parceria resulte em coisas grandiosas!” (Valentino Rossi)
O acordo também é mais um laço entre Rossi à Yamaha, que pode manter as duas partes unidas até a aposentadoria do piloto e além. Vale lembrar que no começo do ano, a montadora japonesa também já havia firmado um acordo de fornecimento com a VR46 Racing Apparel, a empresa de vestuário esportivo do italiano.