Depois de muito tempo de espera, a Yamaha finalmente apresentou “ao vivo e a cores” a nova MT-03 na noite dessa segunda-feira (16), véspera de abertura do Salão de Milão, na Itália. O modelo de baixa cilindrada encabeçou ao lado da chocante MT-10 a lista de novidades para 2016.
A motocicleta já havia sido revelada como MT-25 para o mercado asiático em junho. Entretanto, a marca dos diapasões resolveu lançar no ocidente uma versão ligeiramente mais forte, repetindo o mesmo esquema visto com as carenadas R25 e R3. Contudo, a nova MT-03 só havia sido vista em fotos até então.
A nova MT-03 usa, portanto, o mesmo motor de dois cilindros e 321cc da YZF-R3, capaz de render 42 cv e um torque de 3,02 kgf.m a 9.000 rpm. Além do propulsor, a naked compartilha de sua irmã “vestida”, chassis, suspensão rodas e eletrônica.
Se a mecânica é da R3, o “caráter” segue a linhagem de sua família MT, ou seja, maior ênfase no torque. A posição de pilotagem também é mais relaxada, graças ao guidão convencional, dispensando os semi guidões da R3. A altura do assento em relação ao solo é de apenas 780 milímetros, sendo acessível até para os pilotos de menor estatura.
Com um peso de apenas 168 kg a seco, a MT-03 promete garantir fortes emoções em território urbano, apesar de não possuir uma potência estonteante. O modelo será disponibilizado com ABS de série na Europa. Ainda não foi pronunciado nada em relação à uma vinda ao Brasil, mas a possibilidade é grande, em virtude do sucesso da R3.
MT-09 ganha controle de tração
Bem aceita desde o seu lançamento em 2013, a MT-09 praticamente não passou por alterações em sua linha 2016. A naked, no entanto, ganhou o controle de tração que já estava disponível para a MT-09 Tracer, com três níveis de ajuste. As cores também mudaram, ganhando o mesmo preto “fluorescente” da MT-10, além de um novo tom de vermelho.
YZF-R1 “60th Anniversary” também dá às caras em Milão
O ano foi de festa para a Yamaha, que completou 60 anos de sua divisão de corridas. Para comemorar, foi produzida uma versão especial da YZF-R1 “de aniversário” nas cores clássicas da marca, amarelo, preto e branco, em um layout conhecido agora como ‘Speed Block’, usado pelo norte-americano Kenny Roberts nos anos 70.
Além do visual, a única alteração mecânica dessa R1 é uma nova ponteira Akrapovic, do tipo ‘Slip On’ em titânio sendo, portanto, mais leve que a original. O protetor de calor é de fibra de carbono. A moto já havia sido apresentada em Paul Ricard, na ocasião das 24 Horas de Bol d’Or, na França.
Galeria de Fotos