Completando dez anos de mercado, a Yamaha Fazer 250 chega à sua versão 2016 com pequenas cirurgias plásticas, para continuar competitiva no segmento de um quarto de litro.
O modelo 2016 apresenta agora diversas atualizações no design. Entre elas, novo tanque com estilo airplane, além de novas carenagens laterais, tomada de ar e farol, deixando a Fazer 250 mais moderna e com porte mais robusto.
As mudanças também se estendem para o novo desenho da chave, mais moderno e para a mesa do guidão, com o nome da família Fazer gravado. Já na traseira, a motocicleta tem suporte de placa distante da rabeta, comum em nakeds de alta cilindrada como a XJ6 N.
O painel também é novo e inteiramente digital, com iluminação branca e indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica. As demais informações são velocímetro, hodômetro (total e duas parciais TRIP-1 e TRIP-2 e “Fuel Trip”), relógio e tacômetro, além das luzes espia.
Além do indicador ECO, continua presente a conhecida luz BlueFlex, que quando acesa de maneira permanente, indica que o Sistema Yamaha de Segurança entrou em funcionamento. Nessa situação, o condutor deverá aguardar que a luz se apague para engatar uma marcha. Caso o mesmo engate uma marcha com a indicadora acesa, o motor será desligado automaticamente pelo sistema.
O motor é o mesmo monocilíndrico de 249,45 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) que equipa a linha XTZ 250, Lander e Ténéré, apresentadas mais cedo. Com pistão forjado e cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor é capaz de gerar até 20,7 cv quando alimentado com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque máximo, por sua vez, é de 2,10 kgf.m com etanol e 2,09 kgf.m com gasolina, disponíveis a 6.500 giros.
O chassi é do tipo berço duplo de aço, com sistema hidráulico nos freios a disco das duas rodas, sendo o dianteiro com 282 mm de diâmetro e o traseiro com 220 mm de diâmetro. As bengalas dianteiras têm curso de 120 mm, o mesmo do mono amortecedor traseiro.
Apresentada ao público brasileiro no Salão Duas Rodas de 2005, a média revolucionou a categoria ao trazer pela primeira vez a injeção eletrônica no segmento nacional de 250 cc. Em 2012, recebeu a versão Blueflex, também sendo a primeira motocicleta bi-combustível da categoria.
Disponível unicamente na versão BlueFlex, a nova Fazer 250 está disponível nas novas cores azul e vermelha, que somam-se as opções branca e preta com cinza fosco. O modelo estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de agosto, com preço sugerido de R$ 13.620,00.