Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Yamaha está planejando uma versão carenada da MT-07 para substituir R6

Lucas Carioli 17 de fevereiro de 2021


Para preencher a lacuna deixada pela R6, que saiu de linha no ano passado, a Yamaha estaria trabalhando em uma versão carenada da MT-07. E o lançamento aconteceria já nesse outono.

De acordo com os britânicos do Motorcycle News, a marca japonesa quer ter uma moto para brigar com a Kawasaki Ninja 650, Honda CBR650R e a nova Aprilia RS660, que vem causando uma ótima impressão na imprensa e no público.

A base perfeita para isso seria utilizar o conjunto da MT-07, que possui um motor de arquitetura semelhante, um dois cilindros em linha de 689 cm³ e virabrequim a 270º, capaz de fornecer 74,8 cv a 8.750 rpm e 6,9 kgf.m de torque a 6.500 giros.

Para ajudar a manter os custos baixos, o chassi também seria semelhante ao existente na MT-07, claro que devidamente adaptado para uma pilotagem mais esportiva. O mesmo já foi feito com a Tracer 7 e a Ténéré 700 evidenciando a versatilidade do projeto.


Esportividade e diversão, aliás, são grandes atributos da MT-07, um verdadeiro fenômeno de vendas desde o seu lançamento em 2014. Uma versão carenada, mais leve, maleável e barata de manter que a R6 seria um passo lógico e relativamente fácil de fazer para os engenheiros de Iwata.

Nos últimos anos, o declínio da classe supersport foi inevitável. Todos os ícones do segmento, Honda CBR600RR, Triumph Daytona, Suzuki GSX-R 600 e Yamaha R6 deixaram de ser produzidos por não compensarem mais o investimento necessário para atualizá-las aos novos limites de emissões.

Isso, no entanto, não significa que não haja um interesse em esportividade, vide o sucesso da Yamaha R3 e Kawasaki Ninja 400. Só que agora, as esportivas é que são derivadas das nakeds e não o contrário. E estas são todas de dois e três cilindros, com a possível única exceção da Honda CBR650R.

De acordo com os britânicos, o projeto da Yamaha é sério e seu lançamento não deve demorar muito para acontecer, talvez ainda no primeiro semestre de 2021. A única dúvida que resta é qual seria o seu nome. A lógica indica “Yamaha R7”, certo?

Essa, contudo, foi uma tetracilíndrica de 750cc especialmente homologada para as 8 Horas de Suzuka de 1999 que a Yamaha tem grande orgulho.  Já vimos a marca recuperar velhas siglas em modelos totalmente novos, como foi o caso da XJ6 e da MT-03. Mas, parece mais provável que algo totalmente diferente seja utilizado agora.


Tags: MT-07 Segredos Yamaha YZF-R6

Continue Reading

Previous: Já pensou em uma Harley-Davidson Road King “turbo”? Esse projeto existe
Next: Assim pode ser a nova Buell Adventure

Leia também

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes
  • Segredos

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes

7 de agosto de 2025
Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900
  • Segredos

Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900

6 de agosto de 2025
Veja os registros de patente da nova BMW F450GS
  • Segredos

Veja os registros de patente da nova BMW F450GS

3 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.