Um novo pedido de patente da Yamaha ilustra o que parece ser um sistema semi automático de câmbio instalado em uma MT-07. Será o concorrente do sistema E-Clutch da Honda CB 650R?
Introduzido no modelo 2024 da CB 650F, o sistema E-Clutch elimina a necessidade de usar o manete da embreagem para subir ou descer as marchas. Um módulo eletrônico faz o serviço. O condutor só tem de acionar o pedal no pé esquerdo. Mas o manete ainda pode ser utilizado se esse for o objetivo.
A versão da Yamaha parece ser uma transmissão semi automática mais convencional. O sistema elimina o manete de embreagem e o pedal do câmbio, trocando-os por um conjunto de botões montados no guidão para acender ou retroceder as marchas.
E como funciona? As ilustrações do projeto mostram dois atuadores elétricos instalados logo acima da transmissão. Um à esquerda, para operar o câmbio, e outro à direita, para controlar a embreagem. Um módulo de controle traduz as demandas dos botões montados no guidão.
A patente da Yamaha ainda sugere que o sistema também poderia ser usado em modo totalmente automático, controlando o tempo das mudanças de marcha, bem como a mecânica de fazê-las acontecer. Na prática funciona como o câmbio DCT da Honda, embora o mecanismo seja diferente.
Não é a primeira vez que a Yamaha faz esse tipo de coisa. Em 2006, a fabricante de Iwata apresentou o sistema YCC-S (Yamaha Chip Controlled Shifting), que automatiza a embreagem e a mudança de marchas de uma transmissão convencional na tourer FJR 1300.
O projeto do novo pedido de patente é um ideia semelhante. O elemento inovador que a empresa espera patentear está relacionado ao layout dos atuadores e à eletrônica de controle, e não ao próprio conceito de mudança semi automática.
Sua introdução na MT-07 não deixa dúvidas de que a Yamaha espera oferecer uma concorrência à CB650R com E-Clutch. E, como o mesmo motor de 689 cm³ também é usado na YZF-R7, XSR700 e Ténéré 700, seria simples aplicá-lo também a esses modelos.