A Yamaha anunciou que está trabalhando em uma MT-09 com motor híbrido. O protótipo funciona com gasolina ou eletricidade – ou ambos ao mesmo tempo. A tecnologia inovadora conta com detalhes interessantes.
A nova versão do motor de três cilindros em linha e 890 cm³ conta com um motor elétrico piggyback e componentes de acionamento adicionais, adaptados para serem o mais compactos possível, para que a moto naked não fique volumosa ou pesada.
Elementos de resfriamento são integrados na parte superior do tanque de gasolina e presumivelmente reduzem o volume do tanque. O sistema Y-AMT, novo câmbio automatizado também deve ser utilizado, permitindo que a moto seja pilotada de forma automática ou convencional.
Como um típico híbrido plug-in, o Yamaha MT-09 PHEV pode funcionar apenas com eletricidade ou apenas com motor de combustão — ou ambos. O protótipo alterna eletronicamente e automaticamente entre esses três modos de condução, dependendo da carga e da velocidade.
Ainda não há muitas informações disponíveis. O tamanho e a capacidade da bateria, que aparentemente está localizada sob o assento, são desconhecidos, da mesma forma que seus números de potência máxima e torque máximo.
O japoneses também não revelam quanto peso adicional a moto carrega. Igualmente incerta é a possível autonomia, de forma puramente elétrica, com gasolina e no geral. De qualquer forma, A Yamaha enfatiza que o foco aqui não é a neutralidade de CO², mas sim a diversão e o prazer de pilotar.
A Yamaha não é a primeira fabricante a apostar nos motores híbridos. A Kawasaki vem trabalhando em modelos que combinam combustão interna e eletricidade já há alguns anos. A Yamaha parece seguir na mesma direção, pois lançou uma scooter híbrida com 3 motores em fevereiro desse ano.




