Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Yamaha encolhe 6% globalmente em 2019

Lucas Carioli 13 de fevereiro de 2020


A Yamaha divulgou essa semana o relatório anual de vendas em 2019. A marca dos diapasões comercializou cerca de 6% a menos do que em 2018 e mudanças estruturais já estão sendo implementadas.

De acordo com o relatório publicado pela marca de Iwata ontem (12), a empresa comercializou globalmente em 2019 cerca de 5,06 milhões de motocicletas, uma redução de 5,9% em comparação com o ano fiscal de 2018.

As vendas líquidas foram de 1.100,4 bilhões de ienes, uma redução de 1,6% em comparação com o ano fiscal anterior, e o lucro operacional foi de 41,8 bilhões de ienes, uma redução de 6,9 ​​bilhões de ienes ou 14,1% sobre 2018. Isso se deve devido à diminuição nos negócios de mobilidade terrestre e robótica, aumento das despesas com estratégia de crescimento e efeitos cambiais.


Nos mercados desenvolvidos, as vendas unitárias aumentaram – principalmente na Europa, continente que teve alta de 8%. O mesmo pode ser dito em mercados emergentes como nas Filipinas e Brasil (alta de 14%).

Por outro lado, o comércio diminuiu no extremo oriente, como Vietnã, Índia e Taiwan resultando no quadro negativo geral. Nos Estados Unidos, que teve seu mercado estagnado em 2019, o quadro foi de aumento de vendas líquidas, graças aos “RVs” (veículos todo-o-terreno, off-road e motos de neve).

Ciente da necessidade de mudança, a Yamaha já anunciou uma nova estratégia de mercado (chamada de “Transformação de execução global”) que já está em curso desde o começo do ano. Os japoneses também adotaram um novo slogan de showroom, “Feel, move, Race”.

Para 2020, a Yamaha planeja manter o crescimento das vendas na Europa e no resto dos países ocidentais, mas eles redefiniram os objetivos do ano fiscal para números mais modestos. Além disso, as reformas acima mencionadas serão continuadas.

Nas economias emergentes o objetivo é a restauração do número de vendas. Eles esperam conseguir isso trabalhando com a força da marca no Vietnã. Na Índia, o foco será igual ao da Europa; nomeadamente a introdução de novos modelos. Em Taiwan, eles se concentrarão na venda de scooters elétricas, apoiando-se em sua estreita relação com a Gogoro, fabricante taiwanesa de ciclomotores elétricos.


Tags: Mercado Internacional Notícias Vendas Yamaha

Post navigation

Previous MotoGP: Rossi já negocia com Petronas para continuar em 2021
Next MotoGP: Ducati acredita que os novos pneus favorecem a Yamaha

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.