É impressionante como a plataforma da Yamaha MT-07 pode ser versátil na criação dos mais variados estilos. Veja como ficou essa customização que transformou a naked média da marca dos diapasões em uma autêntica Dirty Tracker.
O trabalho ficou a cargo da empresa norte-americana de customização Jeff Palhegyi Design à pedido da própria Yamaha, que queria um conceito para ficar exposto no salão californiano AIMExpo de 2015. As duas partes já trabalharam juntas, remodelando uma SCR950 no programa Yard Built.
Palhegyi contou que a colaboração com a Yamaha foi tão estreita, que na fase de desenho eles o deram livre acesso ao software de dados da suspensão traseira usado nas pistas de competição. Por isso, a MT-07 ganhou um dos melhores amortecedores traseiros hoje disponíveis, o Öhlins TTX36.
A inspiração das pistas continuou nas bengalas dianteiras, herdadas de uma Yamaha R6. As rodas são da Propulsion Lab, de 19 polegadas, mais maleáveis na terra, calçadas em pneus Dunlop DT3. Para dar uma maior firmeza e sensação de controle, o guidão é um Vortex J. Murphree, especialmente desenvolvido para corridas de Dirty Track.
Quanto ao motor, o bicilíndrico de duplo comando e 689 cm³ não passou por grandes modificações, exceto por um remapeamento da ECU, novos bicos injetores, filtro de ar K&N e um escapamento da Graves Motorsport em fibra de carbono. Segundo Palhegyi, foi suficiente para a potência saltar de 75 cv para entre 90-95 cv com 40 kg a menos de peso.
O design característico foi completado com luzes de LED muito pessoais escondidas na placa de numeração dianteira. Atrás, foi instalado um minúsculo suporte para a placa sob a lanterna traseira. Um sinal de que o modelo pode ganhar uma versão nas concessionárias?