A Yamaha do Brasil anunciou ontem (11) o modelo 2021 do NMAX 160. Em sua segunda geração, o scooter médio da marca foi totalmente reestilizado, ganhando motor e chassi revistos, além de um novo painel.
Tendo como inspiração os modelos mais recentes da linha, o design do novo NMAX 160 está mais anguloso e envolvente. Embora não pareça, o desenho dos faróis é novo, assim como o para-brisa e o formato do assento. A lanterna traseira parece formar a letra M e integra os piscas nas extremidades. Tudo é de LED.
O motor monocilíndrico de 160cc com injeção eletrônica e arrefecimento a líquido sempre foi um dos destaques do NMAX 160 por possuir sistema de válvulas variáveis. E no modelo 2021, o engenho foi bastante modificado ganhando novo cilindro, cabeçote, pistão, válvulas, biela, virabrequim e até mesmo a carcaça.
A grade do radiador ganhou novo desenho e, no cabeçote, foram adicionados dutos de passagem de água próximos a saída de escapamento permitindo a redução da temperatura da câmara de combustão, tornando mais eficiente a queima da mistura ar/combustível. Mudanças que fizeram a potência aumentar de 15,1 cv para 15,4 cv a 8.000 rpm. Por outro lado, o torque, que era de 1,5 kgf.m a 6.000 rpm, agora é de 1,4 kgf.m e atingido um pouco depois, aos 6.500 giros.
De acordo com a Yamaha, graças à introdução de tubos leves e mais resistentes o chassi tem novo desenho e está mais rígido, o que melhorou a estabilidade. As suspensões foram recalibradas visando aumentar o conforto. As rodas de alumínio fundido ganharam novo design e estão mais leves, ambas com atuação do ABS. Os pneus esportivos (110/70 na dianteira e 130/70 na traseira) não tem câmara.
Embora já fosse digital no modelo anterior, o painel do NMAX 2021 é totalmente novo e traz mais informações, como indicador de temperatura do motor, indicador do modo Stop & Start, indicador da chave presencial e até do momento quem as válvulas variáveis (VVA) estão atuando. O acesso para as funções é feito no punho esquerdo.
Remodelado, com formato mais anatômico e mais longo, o assento proporciona melhor acomodação para as pernas e uma maior visibilidade para quem vai atrás. O compartimento de armazenamento tem capacidade de 25 litros. Sua abertura passa a ser feita através de um botão junto à chave seletora que liga o scooter.
O painel frontal conta agora com dois porta-objetos de fácil acesso capazes de acomodar documentos ou um smartphone, que inclusive pode ser carregado através de uma tomada 12V localizada no lado esquerdo. Abaixo, graças ao novo chassi, a plataforma para os pés foi ampliada e o túnel entre as pernas está mais estreito.
O tanque de combustível teve capacidade aumentada de 6,6 litros para 7,1 litros (+7%), representando uma autonomia média de 250 km, sem contar a reserva. Também ganhou uma nova tampa cuja abertura funciona através de um toque no botão junto à chave. Quando o scooter está desligado, a tampa fica travada, impedindo sua abertura.
O novo Yamaha NMAX 160 2021 será oferecido no Brasil em três cores: azul metálico (Navy Blue), preto fosco (Midnight Black) e branco (Sports White). Sua chegada à rede de concessionárias é prevista para a primeira quinzena de dezembro por R$ 14.990 + frete. O modelo tem 4 anos de garantia e revisões com preço fixo.