Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Yamaha do Brasil disponibiliza nova R3 a partir de agosto

Lucas Carioli 23 de julho de 2019


A Yamaha do Brasil anunciou ontem (22) que a nova YZF-R3 estará disponível nas concessionárias da marca do País na primeira semana de agosto. A pequena superbike foi inteiramente remodelada no final do ano passado.

Embora motor e quadro tenham permanecido os mesmos, a nova YZF-R3 contém uma série de aprimoramentos. (Yamaha/Divulgação)

Lançada em 2014, a R3 transformou-se imediatamente em um sucesso mundial, graças a sua capacidade de reunir altas doses de esportividade a um custo mais acessível do que as caras e tecnológicas 600cc tetracilíndricas. Mas desde então, a motocicleta permaneceu praticamente a mesma.

A concorrência, por outro lado, se mexeu bastante e, de lá para cá, todas as marcas japonesas (e até europeias) possuem agora superbikes de pequeno porte, a nível mundial. A mais marcante de todas, sem dúvida é a Kawasaki Ninja 400, que debutou no final de 2017.

A nova aerodinâmica diminuiu o arrasto em 7%. (Yamaha/Divulgação)

A Yamaha respondeu um ano depois com a nova YZF-R3, apresentada oficialmente em outubro de 2018. A nova geração, contudo, frustrou muita gente por ter mantido a mesma capacidade cúbica de 321 cm³ capaz de fornecer 42 cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rotações, respectivamente.

Isso não quer dizer que a marca dos diapasões não tenha melhorado o rendimento do propulsor de dois cilindros em linha. Graças a uma nova ECU de 16 Bit, o sistema de admissão faz com que a mistura de ar e combustível chegue de forma mais rápida à câmara de combustão, resultando em uma queima mais eficiente, um consumo de combustível mais equilibrado e uma entrega de potência e torque mais contundentes.

Mas onde a Yamaha se concentrou mesmo foi na aerodinâmica. O design foi inteiramente remodelado tendo como inspiração a nova YZF-R6. O tanque de combustível, por exemplo, teve sua altura foi reduzida em 20 mm, reduzindo a resistência e o arrasto do vento. Os refinamentos fizeram com que a motocicleta ficasse 8 km/h mais rápida com o mesmo motor.


Tanque de combustível e guidão estão em posição mais baixa. (Yamaha/Divulgação)

A mesa superior também foi inteiramente redesenhada, ganhando um visual similar ao da YZF-R1M. Além de mais bonita e moderna, ela está mais leve e mais baixa. A altura do guidão foi reduzida em 22 mm para compor o novo posicionamento do piloto, assim como melhorar a aerodinâmica.

Embora chassi e balança tenham permanecido os mesmos, a nova R3 conta com novos garfos de suspensão invertidos de 37mm, com 130mm de curso, componente que todo amante de motos esportivas valoriza e que a Ninja 400 não possui. A frenagem é garantida pelo disco único de 298mm com pinça de duplo pistão na dianteira e disco de 220mm com acionamento simples na traseira. O ABS é de série.

Na parte eletrônica, o grande destaque é um novo painel digital de LCD, com layout mais limpo e de leitura mais fácil. Além das informações habituais, o piloto tem a sua disposição um útil Shift Light, que pode ser ajustado tanto no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm. Os faróis e luzes de posição são de LED.

A nova YZF-R3 será disponibilizada em três cores: vermelho (Red Velvet) e azul (Racing Blue), ambas por R$ 23.990,00+frete. Além dessas, há também a “Monster Energy MotoGP Edition”, que emula os grafismos da YZR-M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales na MotoGP. Essa opção será disponibilizada por R$ 24.490,00+frete.

A nova YZR-R3 chega às concessionárias na primeira semana de agosto e passa a ter quatro anos de garantia, além da Revisão Preço Fixo Yamaha que permite que o cliente saiba exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, se beneficiando de controle, economia, transparência e valorização do modelo.


Tags: Notícias Yamaha YZF-R3

Post navigation

Previous Empresa especializada em cobrança de dívidas denuncia Lorenzo por falta de pagamento
Next Kawasaki inaugura nova concessionária em Campo Grande (MS)

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.