Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Yamaha do Brasil disponibiliza nova R3 a partir de agosto

Lucas Carioli 23 de julho de 2019


A Yamaha do Brasil anunciou ontem (22) que a nova YZF-R3 estará disponível nas concessionárias da marca do País na primeira semana de agosto. A pequena superbike foi inteiramente remodelada no final do ano passado.

Embora motor e quadro tenham permanecido os mesmos, a nova YZF-R3 contém uma série de aprimoramentos. (Yamaha/Divulgação)

Lançada em 2014, a R3 transformou-se imediatamente em um sucesso mundial, graças a sua capacidade de reunir altas doses de esportividade a um custo mais acessível do que as caras e tecnológicas 600cc tetracilíndricas. Mas desde então, a motocicleta permaneceu praticamente a mesma.

A concorrência, por outro lado, se mexeu bastante e, de lá para cá, todas as marcas japonesas (e até europeias) possuem agora superbikes de pequeno porte, a nível mundial. A mais marcante de todas, sem dúvida é a Kawasaki Ninja 400, que debutou no final de 2017.

A nova aerodinâmica diminuiu o arrasto em 7%. (Yamaha/Divulgação)

A Yamaha respondeu um ano depois com a nova YZF-R3, apresentada oficialmente em outubro de 2018. A nova geração, contudo, frustrou muita gente por ter mantido a mesma capacidade cúbica de 321 cm³ capaz de fornecer 42 cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rotações, respectivamente.

Isso não quer dizer que a marca dos diapasões não tenha melhorado o rendimento do propulsor de dois cilindros em linha. Graças a uma nova ECU de 16 Bit, o sistema de admissão faz com que a mistura de ar e combustível chegue de forma mais rápida à câmara de combustão, resultando em uma queima mais eficiente, um consumo de combustível mais equilibrado e uma entrega de potência e torque mais contundentes.

Mas onde a Yamaha se concentrou mesmo foi na aerodinâmica. O design foi inteiramente remodelado tendo como inspiração a nova YZF-R6. O tanque de combustível, por exemplo, teve sua altura foi reduzida em 20 mm, reduzindo a resistência e o arrasto do vento. Os refinamentos fizeram com que a motocicleta ficasse 8 km/h mais rápida com o mesmo motor.


Tanque de combustível e guidão estão em posição mais baixa. (Yamaha/Divulgação)

A mesa superior também foi inteiramente redesenhada, ganhando um visual similar ao da YZF-R1M. Além de mais bonita e moderna, ela está mais leve e mais baixa. A altura do guidão foi reduzida em 22 mm para compor o novo posicionamento do piloto, assim como melhorar a aerodinâmica.

Embora chassi e balança tenham permanecido os mesmos, a nova R3 conta com novos garfos de suspensão invertidos de 37mm, com 130mm de curso, componente que todo amante de motos esportivas valoriza e que a Ninja 400 não possui. A frenagem é garantida pelo disco único de 298mm com pinça de duplo pistão na dianteira e disco de 220mm com acionamento simples na traseira. O ABS é de série.

Na parte eletrônica, o grande destaque é um novo painel digital de LCD, com layout mais limpo e de leitura mais fácil. Além das informações habituais, o piloto tem a sua disposição um útil Shift Light, que pode ser ajustado tanto no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm. Os faróis e luzes de posição são de LED.

A nova YZF-R3 será disponibilizada em três cores: vermelho (Red Velvet) e azul (Racing Blue), ambas por R$ 23.990,00+frete. Além dessas, há também a “Monster Energy MotoGP Edition”, que emula os grafismos da YZR-M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales na MotoGP. Essa opção será disponibilizada por R$ 24.490,00+frete.

A nova YZR-R3 chega às concessionárias na primeira semana de agosto e passa a ter quatro anos de garantia, além da Revisão Preço Fixo Yamaha que permite que o cliente saiba exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, se beneficiando de controle, economia, transparência e valorização do modelo.


Tags: Notícias Yamaha YZF-R3

Continue Reading

Previous: Consórcio Honda registrou alta de 5,3% no primeiro semestre
Next: Kawasaki inaugura nova concessionária em Campo Grande (MS)

Leia também

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400
  • Notícias

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400

18 de julho de 2025
Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho
  • Notícias

Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho

18 de julho de 2025
KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska
  • Notícias

KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska

18 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.