A Yamaha do Brasil anunciou ontem (22) que a nova YZF-R3 estará disponível nas concessionárias da marca do País na primeira semana de agosto. A pequena superbike foi inteiramente remodelada no final do ano passado.

Lançada em 2014, a R3 transformou-se imediatamente em um sucesso mundial, graças a sua capacidade de reunir altas doses de esportividade a um custo mais acessível do que as caras e tecnológicas 600cc tetracilíndricas. Mas desde então, a motocicleta permaneceu praticamente a mesma.
A concorrência, por outro lado, se mexeu bastante e, de lá para cá, todas as marcas japonesas (e até europeias) possuem agora superbikes de pequeno porte, a nível mundial. A mais marcante de todas, sem dúvida é a Kawasaki Ninja 400, que debutou no final de 2017.

A Yamaha respondeu um ano depois com a nova YZF-R3, apresentada oficialmente em outubro de 2018. A nova geração, contudo, frustrou muita gente por ter mantido a mesma capacidade cúbica de 321 cm³ capaz de fornecer 42 cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rotações, respectivamente.
Isso não quer dizer que a marca dos diapasões não tenha melhorado o rendimento do propulsor de dois cilindros em linha. Graças a uma nova ECU de 16 Bit, o sistema de admissão faz com que a mistura de ar e combustível chegue de forma mais rápida à câmara de combustão, resultando em uma queima mais eficiente, um consumo de combustível mais equilibrado e uma entrega de potência e torque mais contundentes.
Mas onde a Yamaha se concentrou mesmo foi na aerodinâmica. O design foi inteiramente remodelado tendo como inspiração a nova YZF-R6. O tanque de combustível, por exemplo, teve sua altura foi reduzida em 20 mm, reduzindo a resistência e o arrasto do vento. Os refinamentos fizeram com que a motocicleta ficasse 8 km/h mais rápida com o mesmo motor.

A mesa superior também foi inteiramente redesenhada, ganhando um visual similar ao da YZF-R1M. Além de mais bonita e moderna, ela está mais leve e mais baixa. A altura do guidão foi reduzida em 22 mm para compor o novo posicionamento do piloto, assim como melhorar a aerodinâmica.
Embora chassi e balança tenham permanecido os mesmos, a nova R3 conta com novos garfos de suspensão invertidos de 37mm, com 130mm de curso, componente que todo amante de motos esportivas valoriza e que a Ninja 400 não possui. A frenagem é garantida pelo disco único de 298mm com pinça de duplo pistão na dianteira e disco de 220mm com acionamento simples na traseira. O ABS é de série.
Na parte eletrônica, o grande destaque é um novo painel digital de LCD, com layout mais limpo e de leitura mais fácil. Além das informações habituais, o piloto tem a sua disposição um útil Shift Light, que pode ser ajustado tanto no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm. Os faróis e luzes de posição são de LED.
A nova YZF-R3 será disponibilizada em três cores: vermelho (Red Velvet) e azul (Racing Blue), ambas por R$ 23.990,00+frete. Além dessas, há também a “Monster Energy MotoGP Edition”, que emula os grafismos da YZR-M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales na MotoGP. Essa opção será disponibilizada por R$ 24.490,00+frete.
A nova YZR-R3 chega às concessionárias na primeira semana de agosto e passa a ter quatro anos de garantia, além da Revisão Preço Fixo Yamaha que permite que o cliente saiba exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, se beneficiando de controle, economia, transparência e valorização do modelo.