Conforme já esperávamos, a Yamaha do Brasil anunciou oficialmente ontem (6) um Recall para a YZF-R3. O chamamento, no entanto, também envolve a sua irmã naked MT-03 e outros modelos da linha 250/300cc.
Além da R3 e MT-03, o Recall também está convocando os proprietários de Fazer 250, Lander 250 e Ténéré 250 para agendar a substituição gratuita do subchicote do interruptor de ignição. A numeração de chassis está relacionada abaixo.
Embora não haja ocorrência de acidentes no Brasil, devido a inconformidades identificadas, caso haja infiltração de água no referido componente, poderá ocorrer oxidação do contato dos terminais e possíveis falhas elétricas, com risco do motor desligar durante o uso, podendo causar acidente e lesões aos usuários.
Quanto à R3 e MT-03, o Recall também acontece para a substituição do suporte frontal do tanque de combustível. Um desvio na posição do furo de fixação pode gerar um aumento de tensão no referido componente podendo, em casos extremos, causar trinca no tanque e consequente vazamento de combustível.
O tempo estimado de troca é trinta minutos para o subchicote do interruptor e de 1 hora e trinta minutos para o suporte frontal do tanque. Para mais informações acesse o site www.yamaha-motor.com.br ou ligue para 0800 774 3738, no horário comercial.
As falhas foram descobertas pela Agência Norte-Americana de Segurança Rodoviária (NHTSA) e vinham sendo anunciadas desde fevereiro. Nos Estados Unidos, a Yamaha também irá começar uma campanha de Recall no dia 9 de março.