A Yamaha R1 está se despedindo do grande público, mas não dos pilotos de verdade. A marca dos diapasões anunciou uma edição especial limitada, idêntica à máquina de Jonathan Rea no WorldSBK.
A base da réplica é a YZF-R1m atual com acabamento GYTR, sigla para Genuine Yamaha Technology Racing e destingue os modelos de corrida da Yamaha. Nesse caso, a preparação ficou a cargo da equipe britânica Crescent, que representa a marca japonesa no WorldSBK.
A motocicleta recebeu uma série de componentes de alta especificação, como escapamento Akrapovic, rodas Marchesini de alumínio forjado, pneus Pirelli SuperCorsa SP, suspensão Öhlins completamente ajustável, na frente e atrás, assim como o amortecedor de direção.
Os freios ficaram ainda mais potentes com a adição de um cilindro mestre Brembo, com especificação de corrida, linhas de freio trançadas da Hel Performance, enquanto que a coroa e pinhão são da Gandini, combinados com uma corrente D.I.D, a mesma usada pela equipe oficial do WorldSBK.
A moto também ganhou uma proteção no manete de freio da GB Racing, enquanto o motor e o chassi são incrustados com sliders da Pro-Bolt. Para manter o piloto firme sobre a moto, o assento tem uma superfície mais áspera e as laterais do tanque vêm com protetores de carbono.
Para aqueles que desejam levar a moto em uma direção ainda mais extrema, um “Braking Pack” opcional está disponível, com pinças Brembo GP4RX e discos de corrida T-Drive, além de um “Garage Pack” que adiciona cavaletes GYTR, tapete, capa e tudo o mais.
De maneira incomum, haverá duas opções de cores disponíveis: o tradicional azul de corrida da Yamaha (completo com adesivos e decalques dos patrocinadores atuais) ou na combinação “Winter Test” de acabamento fosco em preto e cinza.
Apesar de estar se despedindo para as massas, é bonito ver a Yamaha R1 continuar com foco total em quem a aprecia de verdade – os pilotos profissionais. Mas, como o prazo de validade do Euro5 ainda não acabou, essa edição especial poderá sim ser utilizada nas ruas!
A única notícia triste aqui é mesmo o preço. 29.990 libras esterlinas, ou aproximadamente R$ 189.600! E a encomenda precisa ser feita diretamente com a equipe de corridas, a montagem é artesanal. Apenas 65 unidades serão feitas, o número de Jonathan Rea no campeonato.