A Yamaha do Brasil anunciou no fim de semana que vai disponibilizar no país a YZF-R3 edição comemorativa de 60 anos da marca nas pistas de competição. A motocicleta vem com uma pintura retrô especial.
Apresentada em setembro do ano passado, a YZF-R3 comemorativa foi lançada ao lado das demais esportivas da linha no exterior, R125, YZF-R7 e YZF-R1, que ganharam a mesma pintura branca com blocos em vermelho, utilizada pela Yamaha nas décadas de 1970 e 1980.
A pintura comemora os 60 anos de participação da Yamaha em corridas internacionais e ainda pega carona no Título Mundial de MotoGP conquistado por Fábio Quartararo em 2021. Além disso, a marca dos diapasões arrecadou no ano passado diversos campeonatos, como WorldSBK, BSB, MotoAmerica, entre outros.
As mudanças, entretanto, são apenas estéticas. A segunda geração da R3 está em atividade desde 2020 e conta com o mesmo motor de dois cilindros me linha e 321 cm³ que desenvolve 42 cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm. A ECU de 16 Bit é nova e faz com o combustível queime de maneira mais eficiente.
O grande destaque é mesmo os novos garfos de suspensão invertidos de 37mm, com 130mm de curso e tubos dourados que ficaram ainda mais bonitos nessa pintura retrô. As rodas também vem nessa cor, assim como muitos decalques exclusivos do modelo.
O painel também é o mesmo, embora diferente da geração anterior, totalmente digital (LCD) indicando nível do combustível, marcha engatada, conta-giros, consumo instantâneo e médio, hodômetros, relógio, troca de óleo, temperatura do radiador e shift-light programável. Faróis e luzes de posição são de LED.
A nova Yamaha YZF-R3 “World GP 60th Anniversary Edition” estará disponível na rede de concessionários da marca a partir da segunda quinzena de maio e tem o preço público sugerido de R$ 30.890,00 + frete (para o Estado de São Paulo, R$ 31.902,00 + frete).