A Yamaha anunciou a disponibilidade de um novo motor elétrico de alto desempenho modular. Com ele, a marca japonesa espera fornecer motorização para diversos tipos de veículos, inclusive carros.
O compacto motor de síncrono de ímã produz entre 35 a 200 kW (47 e 268 cv) e possui tecnologias avançadas de fundição e processamento que a Yamaha cultiva há muitos anos. Além disso, o resfriamento desse bloco é possível tanto por água quanto por óleo.
De natureza modular, a unidade motriz pode ser adaptada com base nas necessidades de cada cliente, que podem ser fabricantes de qualquer veículo, como o Alfa Romeo 4C Spider com a camuflagem que podemos ver em testes no vídeo abaixo.
Esta iniciativa faz parte da estratégia “Transforming Mobility”, que a Yamaha Motor Company anunciou em conjunto com sua visão de longo prazo para 2030 sob a bandeira “ART for Human Possibility” em 11 de dezembro de 2018.
A marca de Iwata, já produz bicicletas e scooters elétricas, motores de popa para barcos, além da motocicleta de competição trial TY-E. Dessa forma, não há motivos para não imaginarmos uma futura linha de motocicletas elétricas Yamaha em curso.