De acordo com a imprensa espanhola, a Yamaha está decidida a ter novamente uma equipe satélite na MotoGP. A primeira opção seria a Pramac Racing, mas se não der certo, a VR46 Team estaria inclinada a aceitar a oferta da marca dos diapasões.
De acordo com o jornalista Roberto Montijo, do Motorpasion Moto, a proposta da Yamaha para a Pramac Racing ainda está de pé e a equipe de Paolo Campinoti deve tomar a decisão no GP da Holanda, que acontece no próximo fim de semana, em Assen.
Se a Pramac optar por continuar a ser equipe satélite da Ducati, a VR46 Team seria a próxima investida da Yamaha. Inicialmente, eles refutaram a mudança para as máquinas japonesas, a pedido do atual patrocinador da equipe, a petrolífera estatal da Indonésia, Pertamina.
Mas, segundo Montijo, eles viram que mesmo com a Ducati não há garantias de ter resultados, e agora estariam abertos a uma saída. Após sete GPs, a VR46 só tem um pódio, os seus pilotos, Marco Bezzecchi e Fabio di Giannantonio estão na 9ª e 11ª posição na classificação geral.
Assim como a Honda, a Yamaha escorregou para as últimas posições do grid nos últimos anos e não vence uma corrida de MotoGP desde 2021, ano em que foi campeã com Fábio Quartararo. Esse também foi a última temporada em que contaram com uma equipe satélite, a WithU RNF-Yamaha.
A marca dos diapasões está trabalhando bastante para atualizar o seu corpo técnico. Recentemente, eles trouxeram um importante técnico da Ducati e o diretor Lin Jarvis, já disse que vai sair ao fim desse ano. De acordo com os espanhóis a oferta da Yamaha por uma equipe satélite é milionária.