Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Yamaha decide encerrar produção da XT660R no Brasil

Lucas Carioli 1 de fevereiro de 2018


Uma era chegou ao fim. A Yamaha decidiu interromper a produção da XT660R no Brasil, o que já havia acontecido na Europa e outros mercados. No entanto, a sucessora da lendária trilheira já está sendo testada no velho continente.

yamaha-xt660r-2014
Aclamada no Brasil, XT660R deixa de ser produzida sem festa de despedida. (Divulgação/Yamaha)

O comunicado foi feito apenas internamente, através de uma curta mensagem aos representantes e concessionários da marca. Os motivos oficiais não foram explicados. O modelo ainda encontra-se à venda nas cores branca e preta pelo preço tabelado de R$ 31.990,00. Em 2017,foram 1.100 unidades vendidas, à frente apenas da XJ6 (760), MT-09 (402) e MT-09 Tracer (200).

Embora não tenha sido dito, sabemos que as razões para o encerramento da produção foram custo-benefício. O motor (um monocilíndrico de 659 cm³ com comando simple, que gera 48 cv à 6.000 rpm com um torque de 5,95 kgfm) já não atende às normas antipoluição da Europa (Euro4) e adequá-lo geraria gastos excessivos em pesquisa e desenvolvimento.

yamaha-xt660z-tenere-2015
A Yamaha não disse o que acontecerá com a XT660Z Ténéré.

Como o Brasil também pretende enrijecer suas normas (com o Promot5), o encerramento da XT660R era apenas questão de tempo. Contudo, no comunicado não ficou esclarecido se a sua irmã XT660Z Ténéré (que utiliza o mesmo motor) terá o mesmo destino imediatamente ou ganha uma sobrevida.

Herdeira de uma vitoriosa linhagem de modelos de competição (que participou desde o Rali Dakar ao Mundial de Motocross), a XT660R como a conhecemos hoje surgiu em 2005 em substituição à igualmente aclamada XT600. Alta, magra e com o torque totalmente disponível à apenas 5.250 giros, a motocicleta garante acelerações vibrantes (literalmente) e agilidade total no trânsito, estrada ou off-road, daí o seu sucesso no Brasil.

A sucessora da XT660R já vem sendo testada na Europa desde o ano passado. Já foram flagrados diversos protótipos de uma nova trilheira que tem como base o motor bicilíndrico de 689 cm³ da MT-07. Com 74 cv e 6.05 kgf.m de torque, é de concepção muito mais moderna e já está plenamente de acordo com as normas antipoluição da Europa, consequentemente do Brasil.

Um desses protótipos inclusive deu às caras no Salão de Milão de 2016 e gerou muita discussão. A expectativa era de que o modelo definitivo fosse lançado no final do ano passado, o que ainda não aconteceu. Contudo, a Yamaha afirma que um lançamento mundial está a caminho.


Tags: Notícias XT660R

Continue Reading

Previous: Indian Roadmaster passa por Recall nos EUA
Next: BMW Motorrad confirma produção da G310GS “em ritmo acelerado” no Brasil

Leia também

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio
  • Notícias

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio

13 de junho de 2025
Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto
  • Notícias

Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto

13 de junho de 2025
MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro
  • Notícias

MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro

11 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.