A Yamaha convocou o engenheiro Michele Gadda para trabalhar ao lado de Valentino Rossi e Silvano Galbusera nos boxes da equipe de MotoGP. Especializado em eletrônica, o engenheiro tem a missão de melhorar o desempenho da YZR-M1.
Formado na conhecida Escola Politécnica de Milão, Gadda vem da equipe Yamaha do Mundial de Superbike, onde esteve também na BMW em 2011, trabalhando ao lado de Marco Melandri e Galbusera, hoje chefe dos mecânicos de Rossi.
Em 2013 mudou-se para a equipe Ducati, onde permaneceu até 2016, quando voltou à Yamaha em seu novo projeto de revitalização no WSBK. Trabalhando ao lado de Alex Lowes, a marca vem tendo uma boa temporada, com três vitórias.
Gadda tem a experiência e os conhecimentos necessários para tentar trazer a equipe de MotoGP de volta às primeiras posições. Enquanto que na Categoria Rainha a centralina eletrônica é padronizada, no WSBK existe total liberdade de desenvolvimento, independentemente da unidade de controle.
Além disso, Gadda conhece bem Galbusera e os métodos de trabalho da Ducati, talvez a melhor motocicleta da MotoGP hoje. Ainda com grande potência, a Desmosedici agora conta com boa manobrabilidade em curvas e – principalmente – melhor gerenciamento do desgaste dos pneus, um dos maiores problemas da Yamaha.
O engenheiro já esteve presente nas duas últimas etapas, na República Checa e na Áustria, mas deve realmente se debruçar sobre a M1 no teste de dois dias que a Yamaha tem agendado antes do final do mês em Misano (19 de agosto) e Aragón (27 de agosto).
Sem vencer corridas há mais de um ano, a Yamaha vive uma situação inédita em sua história recente no Campeonato Mundial. Tamanho período sem subir ao degrau mais alto do pódio não acontecia desde 1997, em plena era Mike Doohan.
Mas essa não é a primeira vez que a marca dos diapasões corre atrás da concorrência em termos de eletrônica. Em 2007, com um déficit semelhante, eles contrataram o engenheiro Andrea Zugna, também oriundo da Escola Politécnica de Milão. O resultado foram as melhores M1 da história, responsáveis pelos títulos de 2008-2010.