Uma volta impressionante de Karel Hanika garantiu à YART (Yamaha Official Team EWC) a pole position para as 24 Horas de Spa-Francorchamps nesse fim de semana. O Mundial de Endurance está de volta ao lendário circuito belga depois de 21 anos de ausência.
O piloto checo foi o único a conseguir uma volta abaixo dos 2min19s e garantiu a posição de honra para os colegas de equipe, Marvin Fritz e Niccolò Canepa. A equipe oficial da BMW Motorrad, com o trio Jérémy Guarnoni, Illya Mykhalchyk e Markus Reiterberger assegurou a segunda posição.
Campeões do ano passado e vencedores da etapa inaugural do ano, as 24 Horas de Le Mans em abril, a equipe oficial Suzuki (Yoshimura SERT Motul) largará na terceira posição, graças à excelente volta assinalada por Gregg Black para os seus companheiros Xavier Simeón e Sylvain Guintoli.
A equipe principal da Honda (F.C.C TSR Honda France) conseguiu a quarta posição do grid graças à excelente volta marcada pelo britânico Josh Hook para os seus colegas Gino Rea e Mike di Meglio. Eles ficaram à frente da SRC Kawasaki, de Randy de Puniet, Etienne Masson e Florian Marino, que parecem estar em melhor forma nessa etapa.
A Ducati Panigale V4, da equipe com apoio oficial ERC Endurance está na sexta posição com o trio Xavi Forés, David Checa e Chaz Davies, em sua primeira participação após deixar o WorldSBK no ano passado. Na classe superstock, a equipe mais veloz foi a polaca Wójcik Racing Team, que colocou a sua Yamaha R1 na 12º posição geral.
Graças as novas regras para esta temporada, os resultados de qualificação do EWC são baseados no tempo médio dos dois pilotos mais rápidos de cada equipe, em vez de três, como anteriormente. Hanika recebeu o troféu “Nathalie Maillet Challenge” pelo seu desempenho, um prêmio em homenagem à idealizadora da corrida que morreu tragicamente no ano passado.
24 Horas de Spa-Francorchamps: Grid de Largada (12 primeiros)
- Hanika/Canepa/Fritz (Yamaha) – 2min19s170
- Reiterberger/Mykhalchyk/Guarnoni (BMW) – 2min19s703
- Black/Simeon/Guintoli (Suzuki) – 2min19s845
- Hook/Rea/Di Meglio (Honda) – 2min20s223
- De Puniet/Masson/Marino (Kawasaki) – 2min21s072
- Fores/Checa/Davies (Ducati) – 2min21s545
- Techer/Leblanc/Arbel (Kawasaki) – 2min21s663
- Linfoot/Morais/Kovács (Yamaha) – 2min22s453
- Alt/Nigon/Odendaal (Yamaha) – 2min22s726
- Viñales/Corti/Perolari (Yamaha) – 2min22s947
- Vincon/Bijsterbosch/Lewandowski (BMW) – 2min23s074
- Szkopek/Manfredi/Webb (Yamaha) – 2min23s948