Através de um curto comunicado enviado hoje (2) a Yamaha confirmou a saída de Pol Espargaró ao fim da temporada. Os japoneses, no entanto, ainda não anunciaram seu substituto.
Espargaró, que foi campeão na Moto2 em 2013 ingressou na equipe satélite, Monster Tech3 Yamaha em 2014, quando ficou em sexto na classificação do campeonato e foi eleito como o “novato do ano”. Seu melhor resultado em corridas foram dois quintos lugares.
Apesar disso, o momento mais bem sucedido de Espargaró com a marca dos diapasões aconteceu fora da MotoGP, com a vitória nas 8 Horas de Suzuka de 2015, ao lado de seu companheiro da Tech3 Yamaha, Bradley Smith e do piloto de testes, Katsuyuki Nakasuga.
O piloto de 24 anos, contudo vai repetir sua participação em Suzuka na prova desse ano, novamente ao lado de Nakasuga e de Alex Lowes, britânico que compete pela Yamaha no World Superbike e um de seus possíveis substitutos para 2017.
Espargaró ainda não revelou seus planos, mas os últimos boatos da MotoGP o colocam na KTM, o mesmo destino de seu companheiro, Smith. A marca austríaca fará sua estreia na categoria rainha na próxima temporada.
Com a saída de Espargaró, a Yamaha vai manter apenas Valentino Rossi em seu line up para 2017. Na equipe principal, Jorge Lorenzo está de saída para a Ducati e será substituído por Maverick Viñales. Na Tech3, o único confirmado até o momento é o alemão Jonas Folger.