A equipe Yamaha de MotoGP anunciou hoje (2) a contratação de Alex Rins para a temporada 2024. O espanhol, que venceu seis corridas na Suzuki e agora está na LCR-Honda vai ocupar a vaga de Franco Morbidelli.
As negociações da Yamaha com outros pilotos já não eram segredo há muito tempo e começaram com Rins após o GP da Holanda. O espanhol estava insatisfeito com o tratamento que vinha recebendo da Honda Racing Corporation (HRC).
“Estamos muito satisfeitos por Alex se juntar à formação da Yamaha e damos-lhe as boas-vindas ao grupo Yamaha MotoGP“, disse o diretor da equipe, Lin Jarvis. “Esperamos que Alex seja um grande trunfo. Ele tem uma vasta experiência como piloto de MotoGP e é conhecido por ser um talento natural e vencedor de várias corridas.“
Antes da MotoGP, Rins venceu outras quatro corridas na Moto2 e outras 8 na Moto3, portanto seu talento é reconhecido por todos, apesar de não possuir nenhum título mundial. Além de tudo, agora conta com experiência, tendo pilotado uma Suzuki e uma Honda.
“Ele já tem experiência com outros dois fabricantes de MotoGP e pilotou motos com características semelhantes à YZR-M1, o que deve ajudá-lo a adaptar-se rapidamente à nossa moto. Sua vitória no COTA no início deste ano destaca sua velocidade, fome e determinação para ter sucesso“, acrescentou Jarvis.
Rins, entretanto, permanece afastado das pistas, desde o forte acidente que sofreu na Sprint Race do GP da Itália, no circuito de Mugello. O piloto de 27 anos fraturou a perna direita em três lugares e precisou passar por duas dolorosas e complicadas cirurgias.
“Estamos confiantes de que ele deve estar totalmente recuperado e pronto para a temporada de 2024. Estamos realmente ansiosos para trabalhar com ele e acreditamos que ele irá colaborar bem com Fabio e melhorar o desempenho total da equipe“, acredita, Jarvis.
Isso também confirma a saída de Franco Morbidelli, após duas temporadas decepcionantes. Mas o italiano, membro da academia de pilotos de Valentino Rossi, não deve ficar sem moto. Seu nome vem sendo ligado à Gresini ou à própria VR46, se Marco Bezzecchi for para a Pramac. como dizem.
Mais do que isso, a saída de Rins abre uma importante vaga na LCR Racing, que estaria sendo pressionada a trocar as fileiras da Honda pela KTM em 2024. O objetivo seria acomodar Pedro Acosta na MotoGP ou até Marc Márquez.