A Yamaha efetivamente confirmou hoje (10) que irá colocar em produção a XSR900, conceito apresentado em vídeo na semana passada. O objetivo é enfrentar Ducati Scrambler e BMW R Nine T no segmento retrô, que está em franca ascensão.
A produção da motocicleta já era praticamente certa, graças a evidências de que a Yamaha havia registrado o nome e também vários domínios de internet, como “XSR900.com”, “yamahaxsr900.com” e “xsr900.com”, entre outros derivados.
Isso indica que seu lançamento deve estar próximo e conterá microsites específicos para falar do modelo, nos mesmos moldes que a Ducati fez em 2014 para promover a Scrambler. A estratégia foi tão bem sucedida que a motocicleta alavancou a marca italiana para mais um recorde de vendas.
Irmã maior da XSR700, um modelo que nunca veio ao Brasil, a XSR900 utiliza a mesma base mecânica da MT-09, com o mesmo motor e quadro. Todo o resto foi modificado, ganhando guidão, faróis, tanque e rabeta de estilo clássico. O vídeo divulgado na semana passada contém até uma aparição de Kenny Roberts, tricampeão da MotoGP.