A Yamaha Motor do Brasil confirmou hoje (6) que vai disponibilizar a Ténéré 700 no país a partir de 2025. A motocicleta aventureira, derivada da MT-07, faz grande sucesso no exterior.
A confirmação aconteceu em uma apresentação para a imprensa na abertura do Festival de Interlagos, em São Paulo hoje (6), evento que superou o Salão Duas Rodas como o principal do Brasil no setor de motociclismo nos últimos anos.
Apenas as cores que virão foram ditas, o tradicional Racing Blue da empresa e outra opção cinza. A Ténéré 700, no entanto, só deve chegar às concessionárias da marca no primeiro trimestre de 2025. O preço será anunciado mais próximo dessa data.
Apresentada no já longínquo ano de 2018, a Ténéré 700 contém o mesmo motor de dois cilindros em linha e 689 cm³ da aclamada Yamaha MT-07, capaz de render 75 cv de potência e 6,05 kgf.m de torque. Contudo, todo o resto é diferente.
O chassi é uma evolução do conceito T7 (apresentado em 2016) e desenvolvido com a ajuda dos principais pilotos de enduro da Yamaha. As suspensões são completamente ajustáveis e as rodas raiadas são de 21 e 18 polegadas, com discos de freio Brembo. É uma verdadeira máquina Off-Road.
A origem “dakariana” da Ténéré 700 fica bem evidente no tanque de combustível 16 litros em formato vulcão e no para-brisa bem ereto, que agrupa o painel TFT vertical de 5 polegadas e o conjunto óptico dianteiro com quatro faróis de LED em formato de projetor.
A Ténéré 700 provou ser um tremendo sucesso no exterior, liderando a categoria em muitos países. Isso fez a concorrência se mexer e logo a Honda apresentou uma concorrente, a Transalp 750. Suzuki V-Strom, Triumph Tiger e BMW F850GS também tiveram que melhorar.
Alguns países tem nada menos do que seis versões a venda: standard, World Raid, World Rally (esta com os grafismos de Stéphane Peterhansel dos anos 1990), Rally Edition, Explore e Extreme. Todas com propostas das mais variadas; viagens tranquilas ou enduro da pesada.
É sem dúvida uma grande notícia para os fãs da linhagem Ténéné, mas é inegável que a motocicleta está chegando ao Brasil muito tarde. Já foram flagradas no exterior imagens de um protótipo sugerindo que a segunda geração pode aparecer no final desse ano.