A Yamaha anunciou que começou a utilizar alumínio verde, que agride menos o meio ambiente, em fevereiro. Esta é a primeira vez que a matéria-prima é utilizada em motocicletas japonesas e a empresa planeja expandir gradualmente seu uso em modelos daqui para frente.
O chamado alumínio verde é refinado usando fontes de energia renováveis para emitir menos CO² em sua fabricação. As peças de alumínio representam de 12% a 31% do peso total de uma motocicleta, portanto, adotá-lo é uma abordagem eficaz para reduzir as emissões de CO² da parte de fabricação da matéria-prima do ciclo de vida de um produto.
Por meio do desenvolvimento de suas tecnologias e experiência em engenharia e produção, a Yamaha Motor promoveu ativamente o uso de alumínio reciclado, que agora compreende cerca de 80% do uso de alumínio da empresa. A introdução do alumínio verde vem complementar e será empregada em peças que ainda não podem ser fabricadas com materiais reciclados.
Como primeiro passo, a Yamaha Motor utilizará alumínio verde para certas peças em suas motocicletas de grande cilindrada e de competição off-road – como a linha YZ comercializada no Brasil – e planeja, para o futuro, expandir o número de modelos usando o material conforme os volumes de fornecimento disponíveis permitirem.
Conforme anunciado previamente, a Yamaha pretende atingir a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios – incluindo toda a sua cadeia de suprimentos – até 2050. Para alcançar isso, a empresa estabeleceu uma meta de mudar para materiais 100% sustentáveis até 2050, como a adoção de resinas derivadas de plantas, polipropileno reciclável e outros materiais para suas motocicletas fabricadas no Japão e no exterior.