Não é apenas a Hayabusa que está completando 25 anos em 2023. A Yamaha YZF-R1 também e, para comemorar, a marca dos diapasões está planejando um fim de semana de alta octanagem no circuito de Mugello, na Itália.
As comemorações fazem parte do Yamaha Racing Experience (YRE) deste ano, um evento exclusivo aos clientes da marca, nos mesmos moldes que a BMW Motorrad, Triumph e outras fabricantes estão fazendo engajar e fidelizar cada vez mais o seu público.
Anteriormente disponível apenas para compradores da YZF-R1m, a versão de alta especificação da motocicleta, o evento agora foi aberto para proprietários de R1 padrão pela primeira vez, o que deve dobrar ou até triplicar a presença de público.
“A R1 mudou o jogo no mundo das motocicletas, ultrapassando os limites do desempenho e da inovação e evoluindo constantemente para estar no auge do mundo das corridas”, disse Paolo Pavesio, Diretor de Marketing e Esportes Motorizados da Yamaha Europa.
“O Yamaha Racing Experience acontecendo em Mugello será algo especial este ano, a oportunidade perfeita para saudar uma máquina tão icônica juntamente com os nossos clientes e algumas das maiores estrelas da Yamaha“, completou o diretor.
Isso significa que os participantes poderão visitar os boxes da equipe Yamaha do Mundial de Superbike e ver de perto seus pilotos, como Toprak Razgatlıoğlu, Andrea Locatelli, Remy Gardner, Dominique Aegerter, Lorenzo Baldassarri e Niccolò Canepa.
As festividades permitirão a presença de 25 proprietários da R1 padrão – com sessões de pista disponíveis em ambos os dias, bem como técnicos da Yamaha disponíveis para ajudar a configurar a moto para o circuito de Mugello, de 5,3 quilômetros. O evento acontece entre 21 a 22 de julho.
Apresentada em 1998, a YZF-R1 recolocou a marca dos diapasões no jogo das esportivas na era dos motores de quatro tempos. Muitas, principalmente de segunda e terceira geração, circulam no Brasil. A quarta, lançada em 2014, inexplicavelmente nunca foi oferecida por aqui. Ô, dona Yamaha…