A equipe Yamaha de MotoGP anunciou hoje (19) Andrea Dovizioso como figura central como piloto de testes e Consultor de Desempenho da marca japonesa. O italiano tem grande experiência com motores V4.
Dovizioso já vinha realizando alguns testes, mas só agora a Yamaha o confirmou em um anúncio formal. O italiano deve substituir Cal Crutchlow como piloto de experiência da marca, com o inglês assumindo novas funções a partir de 2026.
“Estou muito feliz em anunciar oficialmente esta nova conexão com a Yamaha Motor Co., Ltd. Sei que representa um passo importante em um relacionamento construído com base na confiança e no respeito mútuos”, disse Dovi, que correu pela Yamaha entre 2012 e 2013 e novamente em 2021.
“Me vejo como um elo fundamental entre os vários participantes do processo de desenvolvimento. Meu objetivo será criar uma forte sinergia entre pilotos, equipe e equipe, aproveitando minha experiência tanto na pista quanto na garagem”, acrescentou.
Dovizioso competiu na MotoGP entre 2008 e 2021 com três motos diferentes, Honda, Yamaha e Ducati, duas utilizando motores V4. Não há dúvida de que o italiano traz conhecimento da Ducati para a Yamaha, assim como o diretor técnico, Massimo Bartolini, contratado em 2023.
“Dovi não é apenas uma lenda da MotoGP com excelentes habilidades de pilotagem, mas também possui conhecimento técnico e pode dar feedback eficaz aos engenheiros. Isso o torna um piloto de testes ideal, com certeza, mas vimos a oportunidade de aproveitar ainda mais seus talentos”, disse o diretor geral da Yamaha, Paolo Pavesio.
“Também estamos entusiasmados em vê-lo assumir a nova função de Consultor de Desempenho do Piloto. Isso permitirá que a Yamaha colete dados cruciais com sucesso e compartilhe insights de forma eficiente entre os quatro pilotos da Yamaha na MotoGP e os engenheiros da Yamaha“, disse.
Os resultados já começaram a aparecer. Fabio Quartararo fez a pole position no GP da França e da Inglaterra e andou no grupo da frente em várias oportunidades, embora a vitória tenha lhe escapado. Nos próximos meses, eles devem realizar o primeiro teste público com o motor V4.