A Yamaha anunciou hoje (17) o modelo 2025 do seu scooter premium XMax na Europa com uma série de mudanças mecânicas, estéticas e eletrônicas para se manter competitivo nesse acirrado segmento.
Visualmente, o XMax 2025 não parece muito diferente. A diferença mais notável é a nova ponteira que é mais longa e menos volumosa do que o design anterior. O braço oscilante também foi redesenhado para acomodar o novo escapamento que agora obedece às normas de emissões do Euro5+.
A Yamaha remodelou a carenagem frontal para reduzir o impacto do vento e aumentou o tamanho dos piscas integrados para fornecer mais proteção ao piloto. O para-brisa elétrico também foi redesenhado oferecendo 95 mm de movimento contínuo.
Na parte de trás, o painel também é novo, uma tela TFT de 4,2 polegadas e uma tela LCD de 3,2 polegadas com iluminação de fundo. A conectividade está disponível por meio do aplicativo Y-Connect e os dispositivos eletrônicos permanecem ligados com uma nova entrada USB-C.
Uma vez conectado ao seu smartphone, você pode receber notificações sobre chamadas, mensagens e até mesmo e-mails – com um aplicativo específico da Garmin também desbloqueando direções, atualizações de tráfego ao vivo e muito mais.
O XMax também conta com ignição sem chave, iluminação LED completa, guidão ajustável e espaço sob o assento que supostamente permite dois capacetes, dependendo do tamanho e formato. Há ainda um prático compartimento frontal para levar mais badulaques.
O motor continua sendo um monocilíndrico de 292 cm³ com a potência de 27 cv entregue por meio de uma transmissão continuamente variável (CVT). A Yamaha também remapeou o sistema de controle de tração, refinando como ele ajusta a ignição e o fornecimento de combustível.
Urbana, o tanque de combustível do XMax comporta apenas 12,8 litros, mas a Yamaha alega que o scooter chega a fazer 31 quilômetros por litro. Isso é ajudado pelo bônus adicional da tecnologia stop/start, que desliga o motor em paradas prolongadas.
Na Europa, os scooters de melhor acabamento vendem bem e mais de 166.000 unidades do XMax foram vendidos desde a sua chegada em 2004. E o sucesso não se resume ao velho continente: mais de 248.000 também foram vendidos na Ásia desde 2017.
Assim, o modelo 2025 tem tudo para continuar essa trajetória de sucesso, tanto que será oferecido em quatro modelos, dois de 300cc e dois de 125cc, nas versões Tech Max e Tech Max+. Sua chegada às concessionárias deve acontecer a partir de março.



