A equipe YART Yamaha garantiu com facilidade a pole position para as 24 Horas de Le Mans de moto, que acontecem nesse fim de semana. Os atuais campeões deixaram para trás a Yoshimura SERT Motul e F.C.C. TSR Honda.
O trio Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika um início de temporada perfeito, depois de terminar todos os grupos em primeiro lugar na primeira sessão de qualificação do dia anterior. Por isso, eles nem precisaram se esforçar tanto na sessão classificatória de hoje.
Em uma qualificação bastante tranquila, em que apenas alguns pilotos conseguiram melhorar os tempos do dia anterior, uma volta voadora de Canepa foi a responsável por colocar a YART na frente. No FIM EWC, o tempos são calculados através de uma média entre as voltas dos trios.
A média alcançada, 1:34,868, foi melhor do que a conseguida pela Yoshimura SERT Motul, do trio Gregg Black, Etienne Masson e Dan Linfoot. A Suzuki GSX-R1000R, no entanto, é conhecida como inquebrável e não há dúvida de que eles estarão no páreo pela vitória na corrida.
Eles ficaram a frente dos vencedores do ano passado, a F.C.C. TSR Honda France, com o trio com Josh Hook, Mike di Meglio e Alan Techer, que marcou 1min35s223. Em quarto a primeira equipe realmente independente, Honda Viltaïs, do trio Florian Alt, Steven Odendaal, Leandro Mercado.
A primeira equipe 100% de fábrica, a BMW World Endurance Team, ficou apenas em quinto lugar, com o trio Ilya Mikhalchik, Sylvain Guintoli e Markus Reiterberger. Mas isso se deve também a se deve a Reiterberger ter caído na sua volta e já não ter conseguido intervir na caça aos tempos.
Atrás das cinco primeiras posições, que são recompensados com pontos extra (5 pontos para o pole e um ponto para os demais), estão competidores de peso, como a Kawasaki Webike Trickstar, do trio Gregory Leblanc, Christian Gamarino e Roman Ramos em sexto.
Na categoria Superstock, motos de produção com poucas modificações, equipada com Dunlop (e que conta para a FIM Endurance World Cup), a equipe National Motos Honda ficou à frente da Tecmas-MRP Racing Team e da Chromeburner-RAC41-Honda.
24 Horas de Le Mans – Grid de Largada (10 primeiros)
- YART Yamaha, 1:34,868 min.
- Yoshimura SERT Motul, 1:35,177.
- F.C.C. TSR Honda France, 1:35,223.
- Honda Viltaïs, 1:35,353.
- BMW World Endurance, 1:35,397.
- Kawasaki Webike Trickstar, 1:35,886.
- Tati Beringer, 1:36,024.
- KM99, 1:36,086.
- National Motos Honda, 1:37,177 (1ª Superstock).
- Bolliger Kawasaki Switzerland, 1:37,215.