A Yamaha apresentou nessa quarta-feira (20) a Tracer 700, versão Touring da MT-07. Com guidão mais alto, para-brisas e maior capacidade de carga, a motocicleta pretende rivalizar com Kawasaki Versys 650 e Honda CB500X.
Faz tempo, mas o Notícias Motociclísticas já havia reportado que a Yamaha estava trabalhando em uma versão estradeira da MT-07, em julho do ano passado. Trata-se da “irmã menor” da MT-09 Tracer, recentemente apresentada no Brasil.
A Tracer 700 segue o mesmo caminho, porém utilizando um motor de dois cilindros paralelos e 689 cm³, capaz de render 75 cv. O conjunto mecânico passou por ligeiras modificações para se adequar à proposta, que é ser uma motocicleta mais confortável para encarar longas viagens em rodovias asfaltadas.
Uma das modiicações foi no braço oscilante, que ficou 50 milímetros mais longo e espichou a distância entre eixos para 1450 milímetros. Trata-se de um passo lógico no objetivo de aumentar a estabilidade ao excursionar com uma garupa e bagagem.
As suspensões também foram revistas, ficando mais altas e ganhando um curso maior, de 130 milímetros. Os discos de freio dianteiros possuem 282 mm e pinças de quatro pistões. O traseiro é de 245 milímetros com pinça de duplo pistão. O ABS é padrão de série como manda as normas europeias atuais.
Outros detalhes interessantes são o para-brisas, que pode ser regulado manualmente em altura; protetores de manetes com piscas integrados e um novo assento em dois níveis com alças especificamente reprojetadas para o caroneiro. Os acessórios incluem alforges laterais rígidos de 20 litros cada, um baú de 39 litros e a opção de uma bolha mais alta.
A capacidade do tanque de combustível também aumentou, de 14 para 17 litros. Graças ao remapeamento do motor que atinge o ápice de torque mais cedo (6,93 kgf.m a 6.500 rpm) o consumo deve ficar menor do que o visto na MT-07.
Com seu chassi e balança de alumínio, trata-se de uma moto leve – 196 kg – com uma potência largamente superior à da concorrência, que é principalmente a Kawasaki Versys 650, de 209 kg e 64 cv de potência. A Yamaha também busca roubar adeptos da Honda CB500X (50 cv, 180 kg) e até da BMW G 650 GS (50 cv, 175 kg).
Desde que a MT-07 foi lançada em 2013, os japoneses sempre afirmaram que a motocicleta seria a base para diversos modelos diferentes no futuro. A próxima pode ser a Ténéré, flagrada em testes na semana passada, com uma orientação maior para o uso Off-Road.
Yamaha Tracer 700 – Ficha Técnica
Motor: 2 cilindros, 689 cm³, DOHC, 4 tempos, 4 válvulas, refrigeração líquida
Curso x Diâmetro: 80,0 mm x 68,6 milímetros
Taxa de compressão: 11.5: 1
Potência máxima: 74 cv a 9.000 rpm
Torque máximo: 6,93 kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Embraagem: Multidisco em banho de óleo
Alimentação: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: TCI
Sistema de Partida: Elétrica
Transmissão: Final por corrente, 6 velocidades
Quadro: Diamond Frame
Suspensão Dianteira: Garfos telescópicos convencionais
Suspensão Traseira: Braço oscilante e amortecedor pro-link
Freio Dianteiro: hidráulico duplo disco, de 282 mm
Freio Traseiro: hidráulico de disco único, Ø 245 mm
Pneu dianteiro: 120/70 R17 (sem câmara)
Pneu traseiro: 180/55 R17 (sem câmara)
Comprimento Total: 2.138 milímetros
Largura: 806 milímetros
Altura: 1.270 mm
Altura do assento: 835 mm
Distância Entre-Eixos: 1.450 mm
Distância ao Solo: 140 mm
Peso total (incluindo óleo e gasolina): 196 kg
Tanque de combustível: 17 litros
Capacidade de Óleo: 3,0 Litros
Galeria de Fotos