A Yamaha apresentou hoje (15) a Ténéré 700 Raid, versão esportiva da adventure média. Com dois tanques, suspensão reforçada e uma série de aprimoramentos, a motocicleta está pronta para cruzar o deserto.
Anunciada pela primeira vez como protótipo no Salão de Milão do ano passado, a Ténéré 700 Raid traz como grande diferencial seus dois tanques de combustível que juntos oferecem até 23 litros de capacidade e substituem o anterior de apenas 16 litros. Apesar do aumento no peso (220 kg), a Yamaha afirma que a distribuição é a mesma e que o novo formato ajuda os pilotos a se movimentarem melhor. E a autonomia pode chegar a 500 km.
A suspensão teve o curso aumentado em 20 milímetros em ambos os eixos. Na dianteira, os garfos KYB de 43 milímetros contam com um novo revestimento nos tubos para reduzir o atrito interno. Na traseira, o amortecedor teve a sua articulação revisada e recebeu um novo batente de borracha para fornecer uma sensação mais progressiva na roda. O protótipo tinha garfos de 48 mm com 270 milímetros de curso e pontes fresadas em CNC.
Para ganhar um pouco mais de estabilidade na roda dianteira, foi instalado um amortecedor de direção Öhlins, com 18 cliques completos de ajuste. O painel TFT de 5 polegadas pode se conectar a um smartphone para notificações, embora sem música ou controle de navegação. O ABS vem com uma nova configuração de três modos: ligado, desligado na roda traseira e completamente desligado.
A Yamaha também instalou uma série de melhorias para tornar a Ténéré 700 Raid mais confortável para viajar, como um novo assento mais espesso (a 890 milímetros do solo), defletores de vento laterais, pedaleiras alargadas, grade do radiador reforçada, motor mais protegido e uma nova caixa de ar que supostamente funciona melhor no meio da poeira. O propulsor de dois cilindros em linha e 689 cm³ permaneceu inalterado.
Outros detalhes interessantes do protótipo não foram incluídos na versão de produção. É o caso do escapamento Akrapovic de titânio, sistema de gerenciamento do motor ajustado pela GYTR, coroa aumentada de 46 para 48 dentes, radiador maior (com ventiladores adicionais), embreagem Rekluse e discos de freio de 300 mm na frente e 267 mm atrás. O motivo? Custos, provavelmente.
A Yamaha Ténéré 700 Raid chega às concessionárias europeias a partir de maio por cerca de 12.500 euros, além de 375 euros de custos adicionais. São duas opções de cores: azul (Icon Blue) e preta (Midnight Black). O objetivo da marca dos diapasões é criar uma linha mais completa para competir com a BMW F850GS Adventure, a sua principal rival, não tão extrema em termos de Off-Road, porém tão ou mais bem equipada quanto.